A oração é uma das armas para vencermos o problema da ansiedade que ronda nosso coração.

Podemos definir ansiedade como a “inquietação ou a preocupação excessiva com as ameaças do mundo ao nosso redor e, principalmente, com o futuro ou com aquilo que poderá acontecer”.

O salmista Davi declara: “Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta” (Sl 38.9).

Através da oração podemos verbalizar perante Deus toda a nossa ansiedade. O mandamento bíblico é: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.6,7). Quando o apóstolo Pedro nos manda “lançar sobre ele”, uma tradução, ao pé da letra, significa “confessar para Deus toda a ansiedade que toma conta da nossa alma”. Trata-se de um ato espiritual, intencional, que requer humildade e fé em Deus. O verbo lançar significa um ato que exige esforço no sentido de arremessar alguma coisa para longe de nós. E a garantia que temos é de que Deus é o nosso Pai Celestial que cuida dos seus filhos (Dt 31.6).

O texto de filipenses 4.6,7 fala da cura da ansiedade pela oração: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

Quero listar três coisas que podem nos ajudar a  vencer a ansiedade que ronda nosso coração, a saber:

1.ª – Não andeis ansiosos de coisa alguma – A ansiedade é a inquietação ou a preocupação excessiva com as ameaças do mundo ao nosso redor e principalmente com o futuro ou aquilo que poderá nos acontecer. Muitas coisas podem tirar a nossa paz, gerando em nós uma preocupação excessiva por necessidades físicas (comer, beber e vestir), por empreendimentos que precisamos realizar (comprar, vender, negociar), por pessoas (familiares, amigos e irmãos), etc. Jesus já dissera que inquietação ou a preocupação excessiva gera sofrimentos e nada altera (Mt 6.25-34).

2.ª – Em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças O remédio para a ansiedade é a oração e as súplicas, isto é, abrir ou derramar o coração a Deus. Observe a sequência: (1) Quando? Em tudo ou em quaisquer circunstâncias que podem ser geradoras de ansiedade. (2) Onde? Sejam conhecidas diante de Deus, isto é, os pedidos devem ser bem definidos, específicos e feitos na presença d’Ele (3) Como? Pela oração (pedir) e pela súplica (humilde clamor). Ele acrescenta que as orações devem ser acompanhadas pela gratidão, o que implica em humildade e submissão à vontade de Deus por parte de quem ora.

3.ª – E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus − O resultado da oração é o recebimento da paz de Deus. Ele a derrama em nossa mente e em nosso coração, destruindo toda nossa ansiedade. A paz é comparada a um oficial divino que guarda e protege nosso mundo interior. Somente essa paz divina e sobrenatural pode acalmar o coração ansioso. Trata-se de uma paz espiritual recebida como um presente divino: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo 14.27). Ela vem de cima e é derramada no coração de todo aquele que ora com fé. Essa paz não é a ausência de guerras, mas uma tranquilidade interior em meio às angústias da vida. “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.3).

Queridos irmãos, façamos uso da oração para vencermos a ansiedade que bate à porta do nosso coração todos os dias. Que o nosso Bondoso Deus tire da nossa mente e coração toda e qualquer inquietação ou preocupação excessiva.

Soli Deo Gloria.

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *