O chamado para o serviço no Reino de Deus

A experiência de Jesus com os doze discípulos nos oferece uma percepção profunda sobre o chamado e o preparo para o serviço no Reino de Deus. Aqui estão algumas análises importantes desse tema:

 

  • O chamado para o serviço no Reino é pessoal e pode ser inesperado

Jesus chamou cada um dos doze discípulos de forma pessoal e muitas vezes inesperada. Ele os escolheu enquanto estavam envolvidos em suas ocupações diárias, como pescadores ou cobradores de impostos. Isso destaca que o chamado divino pode vir a qualquer momento e a qualquer pessoa, independentemente de sua formação ou status social.

  • A atenção ao chamado é uma resposta ao convite de Jesus

Jesus convidou os discípulos para segui-lo e tornarem-se pescadores de homens. Esse convite implicava deixar para trás suas vidas anteriores e comprometer-se com um novo propósito e missão no Reino de Deus. Isso ressalta a necessidade de abnegação e dedicação total ao serviço de Deus.

 

  • O serviço no Reino requer formação e discipulado

Jesus passou tempo significativo com os discípulos, ensinando, orientando e modelando o estilo de vida do Reino de Deus. Ele os preparou não apenas intelectualmente, mas também espiritualmente e emocionalmente, para enfrentar os desafios e as responsabilidades do ministério. Eles tiveram a oportunidade de aprender enquanto estavam ao lado de Jesus, observando seus milagres, ouvindo seus ensinamentos e participando ativamente do ministério. Eles foram enviados em missões específicas, onde puderam aplicar o que aprenderam e crescer em sua fé e confiança em Deus.

 

  • O serviço no Reino passa por correções e crescimento contínuo

Jesus corrigiu e orientou os discípulos em momentos de fraqueza, dúvida e falha. Ele os encorajou a crescer em fé, humildade e amor uns pelos outros. Isso destaca que o serviço no Reino de Deus é um processo contínuo de aprendizado, crescimento e transformação pessoal.

 

  • Para o serviço no Reino, o Senhor empodera e comissiona

Antes de sua ascensão, Jesus comissionou os discípulos para irem e fazerem discípulos de todas as nações, batizando-os e ensinando-os a obedecer a tudo o que ele havia ordenado. Ele prometeu-lhes poder e presença por meio do Espírito Santo para capacitá-los a cumprir essa grande missão.

 

Portanto, a experiência de Jesus com os doze discípulos ilustra a importância do chamado divino, do discipulado, do aprendizado prático, do crescimento pessoal e do comissionamento para o serviço no Reino de Deus. Esses princípios continuam relevantes para os seguidores de Jesus hoje, à medida que são chamados a se envolverem no ministério e na missão de Deus no mundo.

 

Sendo assim, considere esse chamado e responda-o positivamente. Viva o discipulado na prática para adquirir formação e crescimento contínuo. Submeta-se ao Espírito e deixe-se usar por ele, atendendo ao seu chamado e cumprindo fielmente a missão.

Pr. Eneziel Peixoto de Andrade

eneziel@hotmail.com

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *