Ações que promovem a unidade da Igreja e a capacitação para o serviço

 

Em Efésios 4.1 a 16, o apóstolo Paulo exorta os cristãos a viverem de maneira digna da vocação que receberam, promovendo a unidade do corpo de Cristo e o crescimento mútuo na fé. Essa passagem bíblica é crucial para entendermos a importância da unidade cristã e da capacitação para o serviço na igreja. Esse, talvez, seja um dos textos bíblicos que trata mais explicitamente do tema unidade e serviço.

A unidade da igreja é vista como essencial, refletindo a unidade da Trindade e a obra redentora de Cristo. De fato, nesse trecho da carta aos Efésios, Paulo vincula a unidade cristã ao Deus Pai, ao Senhor Jesus e ao Espírito Santo. É isso que se pode ver claramente nos versículos 4 a 6: “há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos”. A igreja é o corpo de Cristo; e cada membro desempenha um papel vital nesse corpo. A capacitação para o serviço é um processo contínuo, habilitando os crentes para cumprirem o chamado de Deus em suas vidas.

É crucial promover a unidade da igreja e capacitar os crentes para o serviço, pois isso fortalece o testemunho cristão, promove o crescimento espiritual e impacta positivamente a comunidade ao redor. A igreja se torna um lugar de crescimento, edificação mútua e cumprimento da Grande Comissão quando ela desfruta de unidade e é capacitada a servir.

Para a promoção da unidade e a capacitação para o serviço, algumas ações se mostram indispensáveis, conforme a mensagem de Efésios 4.1 a 16:

 

  • Ensino e Pregação

É a partir do ensino e da pregação de Jesus, de Paulo e tantos outros, que se torna possível compreender o que é igreja e qual é a sua missão.

Quanto às capacitações dadas por Deus à igreja, verifica-se nesse texto paulino, que elas dizem respeito à pregação e ao ensino da Palavra: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (vv. 11 e 12).

A igreja precisa receber ensino sólido da Palavra de Deus, a fim de compreender a importância da unidade e da capacitação para o serviço. As doutrinas da graça e da soberania de Deus são a base teórica para o crer e o fazer da igreja.

 

  • Discipulado

O compromisso com o discipulado ajuda os crentes a crescerem na fé, compreendendo sua identidade em Cristo e fazendo com que se sintam participantes da obra realizada por Deus na vida de tantas pessoas.

O texto de Efésios 4.15 e 16 recomenda: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor”.

Em sua carta aos Colossenses, Paulo orienta a igreja com estas palavras: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria” (Cl 3:16). É responsabilidade de cada membro da igreja discipular os que demonstram interesse pelo evangelho.

 

  • Estratégias para se promover a unidade e capacitar os crentes

para o serviço

 

Ministérios e Grupos Pequenos: Ministérios e grupos pequenos permitem aos crentes se conectarem, servir uns aos outros e crescer juntos na fé.

 

Desenvolvimento de Líderes: A dinâmica da igreja cria oportunidades para formação e capacitação de líderes. Os que despontam devem ser equipados para liderar.

Pr. Eneziel Peixoto de Andrade

eneziel@hotmail.com

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *