Os apelos do Carnaval e a Santidade Cristã

 

No contexto teológico reformado, a santidade cristã assume um papel central na vida do crente. Ela reflete a separação do mundo e a consagração ao serviço de Deus. A santidade é um chamado para viver em conformidade com os padrões divinos, refletindo o caráter de Cristo em todas as áreas da vida.

Enquanto o Carnaval celebra a indulgência desenfreada, a santidade cristã convida à moderação e ao autocontrole. Enquanto o Carnaval muitas vezes promove valores temporais e prazeres passageiros, a santidade aponta para uma alegria mais profunda e duradoura encontrada na comunhão com Deus e na busca de Sua vontade.

No Carnaval, há uma ênfase na satisfação dos desejos da carne, na exaltação do eu e na busca por prazeres momentâneos. No entanto, a santidade cristã nos lembra da importância de negar a nós mesmos, de buscar a pureza de coração e de viver em obediência à vontade de Deus, mesmo quando isso significa resistir às tentações do mundo ao nosso redor.

Enquanto o Carnaval pode oferecer uma fuga temporária da realidade, a santidade cristã nos chama a uma vida de significado eterno, onde nossas escolhas e ações são guiadas pelo amor a Deus e ao próximo. Em contraste com os excessos do Carnaval, a santidade nos conduz à verdadeira liberdade encontrada na entrega total a Cristo e na busca de uma vida transformada pelo poder do Espírito Santo.

Consideremos, portanto, a exortação bíblica, lutando contra os impulsos da velha natureza e renovando dia a dia a nossa santidade:

“Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.

Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4:17-24).

Pr. Eneziel Peixoto de Andrade

eneziel@hotmail.com

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *