A oração e a unidade cristã

Existem várias passagens na Bíblia que destacam a importância da oração para a manutenção da unidade da igreja de Cristo. Aqui estão alguns exemplos:

  • Atos 1:14: ​Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele”.

Logo após a ascensão de Jesus ao céu, os discípulos e outros seguidores se reuniram em oração no cenáculo. Este é um exemplo de como a oração pode fortalecer e unir a comunidade dos crentes.

  • João 17:20-23: Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; ​a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. ​Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; ​eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.Nesta passagem, Jesus ora especificamente pela unidade dos crentes. Ele pede ao Pai que todos sejam um, assim como Ele e o Pai são um. Jesus enfatiza que a unidade dos crentes será um sinal para o mundo de que Ele foi enviado pelo Pai.
    • Efésios 4:3-6: “…​esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; ​há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; ​há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; ​um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.

    O apóstolo Paulo escreve sobre a importância da unidade na igreja, exortando os crentes a se esforçarem para preservar a unidade do Espírito através da paz. Ele destaca que há um só corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só batismo e um só Deus e Pai de todos.

    • Filipenses 2:1-2: Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, ​completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.

    Paulo incentiva os crentes em Filipos a estarem unidos em amor, tendo o mesmo espírito e o mesmo propósito. Ele destaca que a alegria dos crentes será completa quando forem unidos em mente e em espírito.

    • Colossenses 3:14: ​acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição”.

    Paulo escreve que acima de tudo, devemos nos revestir do amor, que é o vínculo da perfeição. O amor é essencial para manter a unidade da igreja.

    Esses são apenas alguns exemplos bíblicos que destacam a importância da oração para a manutenção da unidade da igreja de Cristo. Através da oração, os crentes podem buscar a direção de Deus, buscar reconciliação e fortalecer seus laços de amor e comunhão uns com os outros.

    Oremos e fortaleçamos nossa unidade!

Pr. Eneziel Peixoto de Andrade

eneziel@hotmail.com

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *