“Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.  Sabei que o Senhor é Deus” (Sl 100.1-3a).

Nossa Igreja, no dia 14/11/2012, completou 92 anos de organização eclesiástica. Muitas vitórias alcançamos até aqui. Certamente porque a mão do Todo Poderoso esteve nos conduzindo em triunfo.

O Salmo 100 é o único que carrega precisamente o rótulo de Salmo de ações de graças. Notável, não é verdade? É óbvio que isso não quer dizer que ele seja o único, dentre os 150 que contêm o Saltério, a ser usado como expressão de ações de graças.

Manifestações de gratidão e exortações à adoração são constantes no Livro de Salmos, sem dizer, é claro, que há outros de ações de graças além do Salmo 100. O 107, por exemplo, é um desses: “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre” (v. 1).

Segundo o Dicionário Aurélio, o vocábulo “júbilo” significa “encher-se de contentamento; alegrar-se muito”. E, hoje, desejamos que cada membro da nossa querida Igreja, esteja com esse sentimento de “muita alegria” por tudo aquilo que o Eterno fez por nós como Igreja Presbiteriana.

Olhando para o Salmo 100, quero listar alguns motivos por que devemos celebrar, com júbilo, ao Senhor:

1.º) Deus é o nosso criador – “foi ele quem nos fez” (v. 3) – O Deus a quem nós amamos nos criou para o seu louvor.

2.º) Deus é o nosso redentor – “dele somos” (v. 3) – O Deus que nos criou também nos redimiu e nos regatou das mãos do nosso inimigo.

3.º) Deus é o nosso protetor – “somos o seu povo” (v. 3) – A proteção contra o acusador de nossa alma vem de Deus. Longe do aprisco do Supremo Pastor somos alvos fáceis para o diabo.

4.º) Deus é o nosso provedor – “rebanho do seu pastoreio” (v. 3) – Deus é quem providencia o alimento para a nossa alma, ou seja, a sua Palavra.

5.º) Deus é bondoso – “o Senhor é bom” (v. 5) – O nosso Deus é bondoso e nos assiste diariamente, providenciando as bênçãos de que precisamos para continuar nossa jornada rumo aos céus.

6.º) Deus é misericordioso – “a sua misericórdia dura para sempre” (v. 5) – O nosso Deus tem dispensado a sua misericórdia para conosco todos os dias. Misericórdia é Deus reter o que merecemos e nos dar o que não merecemos.

7.º) Deus é fiel – “a sua fidelidade” (v. 5) – A fidelidade de Deus para conosco independe dos nossos pecados. Aquilo que Ele prometeu, no tempo determinado vai se cumprir. Ele continua nos amando, mas não concorda com o nosso pecado.

Parabéns a você, que faz parte da nossa querida Igreja Presbiteriana em Guaçuí. Que este novo ano seja de muitas conquistas na sua vida familiar, física, financeira e espiritual.

Soli Deo Gloria

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *