Na pastoral do último domingo abordamos o tema em tela e focamos alguns aspectos desse mal que assola o coração de muitas famílias, vizinhos, colegas de trabalho e até membros de Igreja. Precisamos nos libertar do desejo pecaminoso de invejar os outros. Necessitamos também de nos preparar para vencer a inveja alheia. Algumas sugestões bíblicas:

1) Trate a inveja como um pecado – Alguns psi-cólogos a consideram apenas um distúrbio psicológico. A Bíblia, porém, mostra que ela é um pecado que está arraigado na natureza pecaminosa de cada pessoa (Sl 37; Mc 7.21-23; Gl 5.19-20).

O que Saul nutria por Davi era uma inveja mortal, alimentada por um espírito maligno. E a inveja não é um distúrbio psicológico, um traço genético ou um mal social, mas um pecado (Rm 1.29). Trata-se de uma obra da carne (Gl 5.20).

Como cristão precisamos nos despojar de toda a in-veja (1Pe 2.1; Tg 3.16; Rm 13.13). Nem ao menos aceite este conceito de “inveja santa”. Renuncie o pe-cado da inveja e do ciúme.

2) Tenha consciência de que toda pessoa a-bençoada por Deus é alvo de inveja – Fique esper-to: se você está sendo abençoado, prepare-se para a fúria dos invejosos. Davi lograva bom êxito em todos os seus empreendimentos, pois o Senhor era com ele (1Sm 18.14). Davi era alvo da inveja de Saul porque era bem-sucedido em tudo o que fazia. A fonte de seu sucesso era Deus. É a benção do Senhor que enri-quece! O sucesso gera a inveja (Gn 26.12-14).

3) Vença a inveja por intermédio do amor – Paulo ensina-nos que o amor não arde em ciúmes (1Co 13.4). A palavra ciúmes, aqui, pode ser traduzida por invejas. O remédio para a inveja, uma das obras da carne, é o amor, que é fruto do Espírito Santo. O amor repele e destrói a inveja (Gl 5.22). O amor neutraliza as forças malignas da inveja. Peça ao Espírito Santo que derrame amor em seu coração (Rm 5.5) e ame também os seus inimigos ou aqueles que desejam o seu mal (Mt 5.43-48). Vença o mal com o bem

A resposta de Davi à inveja que sofria de Saul foi o amor. Ele poderia ter matado Saul em várias oportuni-dades que teve, mas não o fez (1Sm 24.6-7; 26.8-11,17-25). Apesar de tudo havia amor e consideração no coração de Davi. Ele via o rei Saul como “um ungido do Senhor”.

Querido irmão, se você tem sido alvo da inveja, ven-ça esse mal seguindo os conselhos da Palavra de Deus. Caso você tenha permitido que esse sentimento entre em seu coração, peça ao Eterno que o arranque da sua vida.

Soli Deo Gloria

Rev. Romildo Lima de Freitas

Pastor da Igreja

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *