O psicólogo Rollo May afirma que a ansiedade é o mais urgente e o mais grave problema desta geração. Ela é consi-derada, por muitos psicólogos, como a mais perigosa doença do século. De acordo com a OMS, mais de 50% das pessoas que passam pelos hospitais são vítimas desse mal.

A ansiedade atinge todas as idades: As crianças a estão sofrendo; os adolescentes também a estão enfrentando; os jovens a estão vivendo; os casados estão ansiosos, sob a pressão da estabilidade financeira, da garantia no emprego, do estudo e do namoro dos filhos; os idosos vivem ansiosos: é o medo da doença, medo da solidão, ansiedade em relação aos filhos e aos netos.

Podemos definir ansiedade como uma preocupação ex-cessiva. Quero lhe fazer uma pergunta: Qual foi a última vez que você viu uma pessoa ansiosa? Você é daquele tipo de gente que o problema está longe e você pensa que ele já está batendo à sua porta? Você é daquele tipo que, quando não tem problema, cria um? A ansiedade é uma doença causada pelo pecado. Por isso, a Palavra de Deus traz a solução para ela.

A ansiedade é o oposto da vontade de Deus para nós. Um cristão ansioso é uma contradição. O apóstolo Paulo dá a seguinte ordem na sua carta aos Filipenses 4.6: “Não an-deis ansiosos…” Para vencê-la ele nos recomenda:

1.º – Fazermos uso da oração – A oração pode fazer por nós o que a ansiedade não pode. A oração é, fundamentalmente, a busca por intimidade com Deus. Orar é estar em comunhão

Com o Rei do Universo. Em vez de ficarmos ansiosos, deve-mos contemplar a majestade de Deus e descansar nos Seus braços. Se Deus é quem É e se Ele é nosso Pai, não precisa-mos ficar ansiosos. Paulo diz que podemos levar a Deus os nossos pedidos. Ele é nosso Pai amoroso. Ele cuida de nós. Oração e ansiedade não caminham juntas. Se você não ora por todas as coisas, estará ansioso pela maioria delas.

2.º – Aprendermos a pensar corretamente (v. 8) – Assim como você pensa, assim você é. Você é produto dos seus pensamentos. A luta é ganha ou perdida na sua mente. Se você armazena coisas boas nela, você é um vencedor. Mas se você a entulha só de coisas negativas, sua vida não prospe-rará.

3.º – Agirmos corretamente (v. 9) – Ser cristão não é apenas conhecimento. É, sobretudo, vida. Conhecimento sem prática não fará de você uma pessoa melhor do que os demônios. Eles conhecem a Deus, creem n’Ele e tremem, mas não Lhe obedecem.

Amado irmão, que esse mal que tem assolado o coração de muitas pessoas, inclusive no meio do arraial do povo de Deus, não consiga encontrar lugar no seu coração. Que o Eterno lhe conceda a graça para não viver ansioso por coisa alguma

Rev. Romildo Lima de Freitas

Pastor da Igreja

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *