A depressão, ou melancolia, é um problema muito comum e antigo da vida humana. Todos nós já experimentamos, até certo ponto, algum tipo, em alguma fase da nossa vida. É atualmente a doença que mais afeta a humanidade, o que tem levado alguns a chamá-la de “a doença do século”.

Segundo o Dr. Gary R. Collins, a depressão é um estado comum, porém muito difícil de definir e de tratar. Tecnicamente, estar deprimido é o estado contínuo de mau humor. “Os sinais de depressão incluem tristeza, apatia e inércia, tornando difícil de continuar vivendo ou tomar decisões; perda de energia e fadiga, normalmente acompanha-da de insônia; pessimismo; desesperança; medo, autoconceito negativo, quase sempre acompanhado de autocrítica e sentimentos de culpa, vergonha, senso de indignidade e desamparo; perda de interesse no trabalho, sexo e atividades usuais; perda de espontaneidade; dificuldade de concentração; incapacidade de apreciar acontecimentos ou atividades agradáveis e, frequentemente, perda de apetite”.

Muitos cristãos negam a possibilidade de um verdadeiro crente ficar deprimido. Nosso objetivo, neste artigo, é mostrar que é possível sim.

A BÍBLIA E A DEPRESSÃO – Infelizmente, os cristãos inter-pretam suas depressões somente em termos espirituais. O estar deprimido seria sintoma de pecado ou de desobediência a Deus. Contudo, a Bíblia nos sugere o problema através da experiência de dedicados servos do Senhor. Vejamos alguns: Jó – “Porque não morri eu na madre? Porque não expirei ao sair dela?” (Jó 3.11); Moisés – “Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos”(Nm 11.15); Davi – “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim?” (Sl 42.5); Jonas – “Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver” (Jn 4.3).

A DEPRESSÃO DE ELIAS – Podemos aprender muito através da vida dos outros. O próprio Elias não era apenas um profeta, mas uma profecia. Sua experiência nos serve de instrução. Era homem de paixões como as nossas. Ele orou ao Senhor: “Basta, toma, agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais” (1Rs 19.4). Quais as causas de tamanha depressão?

1.ª – Cansaço físico – O excesso de trabalho provoca o estresse. O profeta estava muito cansado com a excitação do Carmelo (1Rs18.46); 2.ª – Carência de Simpatia – “Eu fiquei só”, exclama (v.14). A solidão de sua posição era chocante. Vivendo a sós com suas meditações, sentia falta de amigos e de apoio humano. Então passou a aumentar a autocomiseração e o complexo de perseguição; 3.ª – Carência de Ocupação – Enquanto ele teve o trabalho de profeta para realizar, mesmo difícil como era, tudo lhe ia bem. Achava-se útil. Mas, para ele, sua ocupação acabou. Com a desmoralização pública de Baal e a morte dos seus 450 profetas, Elias entendeu que a idolatria em Israel chegara ao fim. A desgraça de um homem começa quando ele se acha inútil; 4.ª – Desapontamento em suas expectativas de êxito – No Carmelo, o grande objetivo pelo qual Elias vivera parecia a ponto de se realizar: os profetas de Baal foram mortos; Javé foi reconhecido a uma só voz; a falsa adoração foi derrubada. O objetivo de sua vida, que era a transformação de Israel num reino de Deus, quase foi realizado. Mas, em um só dia, todo esse quadro brilhante foi aniquilado.

Listamos, acima, alguns sintomas que podem levar até mesmo o mais experiente cristão a passar pela depressão. Veja se alguns deles estão presentes em sua vida, e corra para os braços do Eterno a fim de que Ele o ajude a vencer esse mal que tem atrapalhado a vida de muitos crentes. Na próxima pastoral vamos estudar qual foi o antídoto que Deus aplicou para curar a depressão do profeta Elias.

Soli Deo Gloria

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *