Durante este mês de maio estivemos meditando sobre a família, que é a base da igreja, pois esta é composta de famílias. Para termos uma igreja forte é necessário que nosso lar esteja balizado na Palavra de Deus e que vivamos segundo os preceitos bíblicos.

Gostaria de propor alguns pontos, que julgo ser importantes, para que nosso lar seja melhor, para que vivamos em paz e tenhamos prazer em estar reunidos como família. Se eu fosse começar minha família de novo, o que mudaria?

Eu daria mais valor às coisas espirituais – Vivemos em um mundo onde tudo é urgente, mas nos esquecemos do que é essencial. É de suma importância, como família, darmos mais valor às coisas espirituais do que às materiais. Quando buscamos a Deus em primeiro lugar, como família, certamente isso irá redundar em bênçãos para nossa casa. Aproveite o tempo, em família, para crescerem juntos, lendo a Bíblia, orando e compartilhando aquilo que Deus tem feito em prol da sua vida.

Eu procuraria ser mais honesto – Quero dizer isso no sentido de viver o que ensinamos a nossos filhos. Uma coisa é falarmos que eles precisam se comportar de tal maneira, que é a certa; outra é a não colocarmos em prática essa verdade em nossa própria vida.

Li, outro dia, o seguinte exemplo: Um pai confessou que não tinha percebido quão desonesto era, até que aprendeu uma dura lição. Seu filho, no quarto ano do curso primário, recebeu uma nota baixa em soletração. Apesar de ser repreendido e estudar obedientemente, parecia incapaz de acompanhar sua classe. Um dia o menino disse ao seu professor: − Quando meu pai estava na escola, ele conseguia todas as notas altas em soletração. − Como você sabe? Ele disse isso a você? − perguntou-lhe o professor. − Não − respondeu o aluno −, mas eu sei pela maneira que ele me xinga. “Da maneira como eu repreendia meu filho” − disse o pai −, “estava lhe transmitindo uma mentira. O fato era que eu mesmo tive dificuldades para aprender a soletrar. Quando lhe disse que eu também as tive, vi a esperança brilhar em seus olhos.” A partir daquele momento o filho se saiu melhor. Dando-lhe a impressão de que obtinha todas as notas máximas, fazia-o sentir-se desanimado e derrotado. Tendo sido honesto a seu respeito, o menino teve esperança de que, assim como foi com seu pai, podia ser também com ele. Os pais devem construir seus relacio-namentos na verdade de Deus e não na mentira ou sabedoria humana (Pv 9:10).

Eu ouviria mais os membros da minha família – Temos a tendência de falar e, sejamos sinceros, se não tomarmos o cuidado devido, falamos muito. A Bíblia nos recomenda a ser lentos no falar e rápidos no escutar. Depois de um dia duro de trabalho, a maioria de nós, pai, esposa e filhos, achamos difícil de sentar para ouvir o que o outro quer falar. Chegamos cansados em casa e queremos esquecer nossas obrigações, ou somos ab-sorvidos por nossos interesses e temos pouco tempo para ouvir aquilo que a esposa, filho, irmão ou o pai desejam partilhar conosco. No entanto, podemos aprender muito mais ouvindo do que falando. Por isso, se eu começasse minha família de novo, faria todo esforço para ser um ouvinte mais atento. Eu tiraria um tempo para ouvir quando meus filhos falassem de suas mágoas, queixas e de suas alegrias. Eu separaria um tempo para ouvir o que minha esposa relatasse a respeito de como foi seu dia. Eu daria um “stop” para ouvir os conselhos dos meus pais.

Se eu começasse minha família de novo, procuraria rir e me divertir mais com meus filhos e demais membros da minha família. O tempo passa rápido demais, nossos filhos crescem e, logo, começam a vida acadêmica. Quando nos damos conta, já estão indo para a faculdade. É quando percebemos que poderíamos ter aproveitado mais o tempo para brincar com eles, para dar muitas gargalhadas juntos. Acredito que precisamos misturar, deliberadamente, trabalho, brincadeira e risos. Quando aprendemos a rir, em grupo, também aprendemos a amar e a trabalhar em grupo.

Amado irmão procure valorizar sua família. Agradeça a Deus a que Ele lhe deu e, no que depender de você, se esforce para que ela seja me-lhor.

Rev. Romildo Lima de Freitas

Soli Del Gloria

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *