Uma das coisas que mais causam desconforto no seio da família é a questão do dinheiro. Lares são desfeitos por amor a ele. Famílias vivem situações financeiras complicadas por causa do descontrole de algum membro. Mas, se houver bom ensinamento e boa administração financeira, certamente o dinheiro será uma bênção. Como controlar as finanças na nossa casa?

Creio que a primeira atitude deva ser de compreensão e união entre os membros da família. Se todos tiverem afeição e confiança entre si, se houver altruísmo, tolerância e respeito como base para seu relacionamento, a família conseguirá superar seus problemas financeiros. É preciso que todos saibam fazer diferença entre aquilo que é necessário e o que é supérfluo. O apóstolo Paulo recomenda ao jovem pastor Timóteo: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (1Tm 6.8). A família precisa se sentar e conversar para definir o que é supérfluo e necessário; após essa definição, deve investir todas as forças para deixar de lado aquilo que não é essencial para a família.

Devemos colocar a vida financeira diante de Deus em oração. Certamente algumas dificuldades que as famílias enfrentam, hoje, estão vinculadas à área das finanças, e justamente por não terem colocado esse assunto diante de Deus. Decisões foram tomadas, Deus não foi consultado se deveria ser investido tal valor e, agora, o problema surgiu. E, em virtude disso, brigas, xingamentos, divisões e separações se instalam no seio da família. A Bíblia nos recomenda:

− Determinação de viver dentro dos rendimentos. Precau-ções devem ser tomadas para que as despesas do lar não ultrapassem o que se ganha. Se há descontrole nas finanças, se os pais excedem nos gastos, é claro que, no final do mês, haverá dificuldades financeiras.

Tomemos cuidado para não comprarmos aquilo de que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para agradar gente que nem conhecemos. Muitos que não têm essa visão, ou seja, de viver dentro dos seus rendimentos, acabam se descontrolando financeiramente e, aí, os problemas começam.

− Tenha o cuidado de devolver aquilo que é de Deus. Aprenda, desde cedo, que tudo vem de Deus e Ele recomenda, na Sua Palavra, que 10% daquilo que recebemos deve ser entregue “na casa do Tesouro”. Deus promete que, se formos fieis nesse quesito, Ele derramará bênçãos sobre nossa vida e, certamente, elas alcançarão nossa casa e não nos faltará nada.

− Procure honrar os compromissos financeiros assumidos. Ou seja, pague aquilo que você comprou. Nunca fique devendo nada a ninguém. Veja a recomendação do apóstolo Paulo aos romanos: “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto. A ninguém fiqueis devendo cousa alguma, exceto o amor” (Rm 13.7,8). “O que toma emprestado é servo do que empresta” (Pv 22.7b).

Amado irmão, as orientações acima podem auxiliar sua família a ter uma vida financeira melhor, mas, caso aconteça algum imprevisto e suas finanças se tornem complicadas, não fique desesperado: busque ao Eterno e peça-Lhe que os ajude a superar a crise, em nome de Jesus.

 

Rev. Romildo Lima de Freitas

Pastor da Igreja

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *