Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rio, no ermo (Is 43.18,19).

O ano de 2013 está findando. Passadas as festas, as pessoas, instituições, igrejas e grupos dos mais diversos começam a pensar e a movimentar-se, no intuito de que o novo ano será melhor do que o atual.

O profeta Isaías exerceu seu ministério por um período de 40 anos. Ele é um dos profetas maiores do Antigo Testamento. Profetizou durante o reinado dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Era um período de grande agitação política em decorrência do imperialismo assírio.

Quando olhamos para o texto supracitado surge um contexto de desesperança, desconfiança e frustração por causa do cativeiro babilônico, o qual nos traz algumas pistas pastorais. Vejamo-las:

“Não vos lembreis das coisas passadas…” – O passado não deve ser ignorado, mas visto na expectativa de mudança. O profeta valorizou sua história e a compreendeu como um instrumento de capacitação para responder aos desafios de um presente desfavorável. Como ele, temos que infundir esperança e novas perspectivas, apesar do caos em que vivemos. Mesmo em face da crise que todos os dias bate à nossa porta precisamos olhar para o passado, aprender com nossos erros e trabalhar para que o nosso futuro seja melhor.

Não podemos ficar presos ao passado, ou seja, ficar remo-endo o que de “ruim” aconteceu conosco ou com alguém ligado a nós. Pois, se assim permanecermos, não aproveitaremos o novo e não teremos uma expectativa de que o novo ano poderá ser melhor.“Eis que faço coisa nova…” – O Senhor é Deus de novidade de vida. Essa condição não se concretiza sem uma confiança inabalável na condução divina da História. Assim como o profeta pregou para o povo de Israel do cativeiro, precisamos ter os olhos da fé abertos para a grande oportunidade que o momento presente nos coloca, oferecer uma mensagem relevante para os nossos dias, que desperte esperança, ainda que vivenciemos uma dura realidade diariamente.

Aproveite as grandes oportunidades que o novo ano apresentará para você. Viva para Deus e procure ser benção na vida daqueles que cruzarem seu caminho.

“… porei águas no deserto…” A frase está no futuro. Isso nos proporciona ver com os olhos da esperança, e sonhar com dias melhores.

Renove sua esperança e reabasteça-se de ânimo para não se deixar envolver pelas circunstâncias e, com isso, abandonar a luta. O texto de Isaías nos renova a esperança e sua releitura é uma necessidade contínua.

Fixe seus olhos em Jesus. Olhe para frente na certeza de que o Eterno é quem escreve a sua História e tem o melhor para você. Descanse debaixo da poderosa mão do nosso Deus e coloque sua fé em ação, na certeza de que o amanhã será melhor.

O meu desejo é que o ano de 2014 seja, para você e todos os seus, de muitas bênçãos. Saiba que problemas surgirão, mas acredite que o Todo-Poderoso estará com você todos os dias e que, pela fé, você vencerá todas as lutas.

Feliz ano novo!

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *