O Ano de 2014 está começando. Muitos planos e sonhos temos pela frente. Mas é preciso um planejamento muito bem elaborado para conseguirmos êxito. E isso requer tempo.

Sem um planejamento básico teremos falta até do que comer pela manhã. Planejamento é algo valioso. Nada, além de empolgação, pode ser realizado sem um pouco de reflexão e um plano de ação.

Penso que todos nós sabemos a importância do planejamento em relação às necessidades básicas da vida. Tanto assim, que todos os dias tomamos medidas para garantir a nossa sobrevivência. Sempre planejamos e trabalhamos para conquistar os nossos sonhos. Mas será que levamos as nossas necessidades espirituais assim tão a sério, a ponto de planejarmos detalhadamente como maximizar o nosso crescimento espiritual?

Meu desejo é persuadi-lo a reservar um tempo a cada semana, durante ano de 2014, para, especificamente, planejar a sua vida de oração, o seu tempo de devoção e também a sua atuação ministerial. Deus deseja realizar uma grande obra em nossa vida neste novo ano, mas, ao longo dele corremos risco de não estarmos prontos para a grande obra de Deus porque não planejamos crescer na graça do Senhor.

O meu apelo é que, em 2014, você separe um tempo para planejar as coisas mais importantes em sua vida. Não planejar é fracassar.

Planeje, portanto, como você irá passar tempo de qualidade com seu cônjuge, aprofundando e fortalecendo o relacionamento mútuo.

Planeje como passará tempo brincando e ensinando seus filhos.

Planeje como fará exercícios físicos, visando a uma vida saudável.

Planeje como irá dormir o suficiente.

Planeje sua dieta.

Planeje suas férias, para que você realmente descanse e obtenha renovação espiritual.

Planeje suas finanças e seja um mordomo fiel de seus recursos materiais – contribua com mais liberalidade.

E, o mais importante, planeje como a oração e a meditação na Palavra de Deus irão ser partes significativas de sua vida. Sem um plano, essas coisas mais importantes são sempre negligenciadas pelas pressões “mais urgentes”.

Lembre-se, porém, de que nada disso funcionará se você planejar algo apenas esta noite ou amanhã. Planejamento deve ser uma parte regular de sua vida. Então meu conselho é que você reserve um tempo a cada semana para planejar. Por exemplo, assumindo que o domingo é o primeiro dia da semana (e não o último dia do fim de semana!) e que ele pertence ao Senhor. Invista dez ou quinze minutos a cada domingo e planeje toda a sua semana. Você perceberá a diferença.

O planejamento é bíblico. O escritor de Provérbios nos ensina a planejar (Pv 14.15; 16.3; 24.27, etc.). O apóstolo Paulo, o maior missionário que já viveu, foi um planejador (Rm 15.20-28). Até Deus, que é Deus, faz todas as coisas segundo um plano preestabelecido (Ef 1.9,10). E Jesus partiu, resolutamente, em direção a Jerusalém por causa do plano mais amoroso que já foi estabelecido (Lc 9.51).

Feliz 2014.

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *