Certamente, seria muito bom passarmos pela vida sem nunca vivenciarmos uma tragédia familiar, um problema de ordem financeira, uma decepção amorosa, uma traição do melhor amigo. Mas essas e outras dificuldades fazem parte da nossa trajetória neste mundo.

O Senhor Jesus, na conclusão do Sermão do Monte, disse que “as tempestades da vida” a qualquer momento podem cair sobre a casa do homem prudente e do insensato. Ele afirmou ainda que, “… no mundo, passais por aflições…” (Jo 16.33).

Tiago, o irmão de Jesus, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações…” (Tg 1.2), confirmando que, por situações difíceis, todos iremos passar.

Sabedores de que dificuldades, tragédias, infortúnios e decepções podem assolar nossa vida, o que devemos fazer em face dessas “tempestades”? Quero listar alguns passos para ajudá-lo a seguir em frente, a não desistir de lutar:

1 – Não entre em pânico – Saiba que nem tudo está perdido. O Supremo Juiz ainda não deu o apito final. É possível inverter essa situação.

2 – Aceite o que você não pode mudar – Tente, o mais rápido possível, digerir essa “tempestade” e aquilo que você não tem condições de alterar. Procure se adaptar à nova situação.

3 – Não se entregue à autopiedade – Ela é danosa. Assim como ácido, vai corroendo sua personalidade, enchendo-o de tristeza e desespero. Ela pode arruinar seu relacionamento com os outros e deixá-lo com ressentimento em relação ao próprio Deus.

4 – Não guarde sentimentos ruins em relação a outras pessoas – Agarrando-se às feridas, você não vai atingir ninguém mais a não ser você mesmo. Lembre-se: você não é responsável pelas ações ou atitudes de terceiros, mas é responsável pelas suas próprias.

 

5 – Pare de se rebelar – A vida não é sempre justa e favorável. Lembre-se de que a pessoa mais maltratada da história foi a mais bondosa de todas: JESUS. Ao ser injustamente torturado, ele deu um suspiro e morreu. O oficial romano, responsável pela execução, transformado pela cena, pôs-se a dizer: “Verdadeiramente, este homem era justo” (Lc 23.47). Quando você não compreender o porquê da “tempestade” em sua vida, faça o que JESUS fez: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23.46).

6 – Lembre-se: porque JESUS vive, o amanhã será melhor – Em toda vida há uma noite escura, e existem momentos que ela parece que será mais escura ainda. Mas tenha na mente que a tragédia não tem a palavra final. Em Cristo, você possui uma esperança. Não importa se tudo estiver ruim hoje; sempre haverá um amanhã melhor! Não importa o que acontece com você, não importam as decepções, os desapontamentos, as perdas, os sonhos despedaçados, pois, quando você tem Cristo, tem esperança de que o amanhã será melhor.

Querido, quando a crise chegar, ative os recursos espirituais que Deus lhe tem dado. Transforme cicatrizes em estrelas.

Tenha a certeza de que, mesmo, em face das “noites escuras”, o sol vai nascer novamente para você.

Soli Deo Gloria

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *