A oração do Pai nosso é conhecida de uma grande parte da humanidade. Muitos a utilizam de uma forma errada, como uma “reza”. Outros anelam fazer dela uma “arma” para se protegerem dos males da vida. Mas, para nós, ela revela o caráter do nosso Bondoso Pai.

Quando um dos discípulos de Jesus pediu: “ensina-nos a orar” (Lc 11.1), esse talvez tenha sido o mais sábio de todos os pedidos feitos por um de seus seguidores.

Acredito que o motivo de ele fazer tal pedido foi porque Jesus tinha uma vida de oração vibrante. Jesus o atendeu e deixou o modelo de oração que todos devemos seguir (Mt 6.9-13). Aprendemos, através dele, alguns princípios importantíssimos sobre a natureza do nosso Pai celeste. Então, vejamo-los:

1 – Pai nosso que estás nos céus – Deus está próximo. Na visão judaica, o céu não era algo que estava distante, mas sim a atmosfera que os cercava, o ar que eles respiravam. Sugere a ideia de que Deus está presente, bem próximo de seus filhos.

2 – Santificado seja o teu nome – Deus é santo. A ideia central é de que não há nada de errado na pessoa do nosso Pai celestial, ou seja, que n’Ele reside toda a pureza. Deus não pode pecar nem praticar o mal. Portanto, devemos entender que Ele é puro.

3 – Venha o teu Reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu – Deus é todo poderoso. Ele tem poder acima de todos os governantes dos mundos terreno e espiritual. Ele é o Rei dos reis.

4 – O pão nosso de cada dia, dá-nos hoje – Deus é aquele que cuida de nós. É o Deus provedor. É Ele quem faz cair sobre nós a chuva, que faz com que o sol nasça para nos aquecer, que providencia o alimento para todas as suas criaturas.

5 – E perdoa as nossas dívidas – Deus é quem perdoa todas as nossas transgressões. Ele tem um coração disposto a perdoar as ofensas que cometemos contra Ele diariamente. Como é bom saber que o Deus a quem servimos tem esse atributo de um Deus perdoador.

6 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal – Deus é protetor. É quem nos resgata das tentações e maldades. Ele está presente e é poderoso para nos proteger de todo mal. Embora venhamos a passar por problemas, acidentes ou tentações, Ele sempre tem a última palavra.

Aprendemos, na oração do Pai Nosso, que Deus está próximo; que Ele é santo; que é poderoso; que é provedor; que é perdoador e que é protetor.

Esses atributos devem produzir, em nosso coração, a verdadeira paz, alegria, consolo e força para continuarmos em nossa caminhada rumo ao céu, sabedores de que nosso Pai Eterno cuidará sempre de nós.

Querido irmão, orar corretamente o “Pai Nosso” implica conhecer a Deus, a nós mesmos e ao nosso adversário, o diabo.

Minha oração é para que o Eterno continue estendendo Sua santa e poderosa mão para abençoá-lo em todo momento. Mas lembre-se de que, além dos atributos elencados acima, Ele tem muitos outros. E, para desfrutá-los, aproxime-se d’Ele e O ame acima de todas as coisas.

Soli Deo Gloria

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *