A independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes para nossa nação, pois marca o fim do domínio português e a nossa liberdade política.

A história registra que D. Pedro I fez uma rápida viagem a São Paulo e, ao retornar de Santos, próximo ao riacho do Ipiranga, recebeu uma carta de seu pai, ordenando que voltasse para Portugal e se submetesse à corte Portuguesa. Vieram, juntas, outras duas cartas: uma de José Bonifácio, que o aconselhava a romper com Portugal, e outra de sua esposa, Maria Leopoldina, apoiando essa decisão e o advertindo: “O pomo está maduro; colhe-o já, senão apodrece.” D. Pedro então pronunciou a famosa frase: “Independência ou Morte”!, rompendo os laços de união política com Portugal.

A Bíblia registra que um dia, na cidade de Jerusalém, no monte Calvário o Filho de Deus, Jesus Cristo, deu um brado de vitória. E, ao morrer em nosso lugar e ressuscitar ao terceiro dia, Ele conquistou a nossa liberdade.

Durante nossa jornada terrena sempre estaremos em guerra contra o diabo e, se desejamos vencê-lo, precisamos seguir algumas recomendações elencadas na Palavra de Deus. A saber:

Para vencermos o diabo devemos nos sujeitar a Deus – A Bíblia nos recomenda: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7). A palavra de Deus é clara; a aplicação do verbo está no imperativo: “sujeitai-vos”, ou seja, obedeçam, dependam de Deus. Esse termo (“sujeitai-vos”) era usado no meio militar, e significava: “fique no seu próprio posto; ponha-se no seu lugar”. Quando o soldado quer colocar-se no lugar do general, ele tem grandes problemas. Ponha todas as áreas da sua vida sob a autoridade de Deus.

Para vencermos o diabo devemos resistir a ele. Muitos são aqueles que o temem e fogem dele, descumprindo, assim, a recomendação bíblica, ou seja, “resistir ao diabo”, o qual não é para ser temido, mas resistido. Porém, somente quem se submete a Deus pode ter essa resistência. O apóstolo Paulo orientou a Igreja de Éfeso: “não deis lugar ao diabo” (Ef 4.27).

Para vencermos o diabo devemos nos aproximar, diariamente, de Deus (Tg 4.8). Quanto mais perto d’Ele ficamos, mas parecidos com Jesus nos tornamos e mais força temos para vencer as armadilhas do diabo. Quando um crente se afasta de Deus, torna-se uma presa fácil para satanás. O contrário, também é uma realidade: quanto mais procuramos ter comunhão com Deus, mais fortes ficamos e podemos, assim, dizer não aos convites que o maligno tem lançado contra nós, diariamente. Não podemos ter comunhão com Deus e com o pecado ao mesmo tempo. Por isso Tiago nos recomenda: “… purificai as mãos, pecadores…” (Tg 4.8b).

Para vencermos o diabo devemos nos humilhar diante de Deus. Aquele que se exalta será humilhado, mas aquele que se humilha diante do Altíssimo, no tempo oportuno Deus o exaltará. Tomemos cuidado com o sentimento de orgulho que ronda nosso coração. Essa arma é do diabo e não de Deus. O salmista afirmou que Deus não despreza o coração quebrantado (Sl 51.7).

Portanto, o segredo para vencermos nosso maior inimigo está em, diariamente, nos sujeitarmos a Deus; em resistir ao nosso adversário; em nos aproximarmos de Deus; em nos humilharmos diante do Pai.

Amado irmão, saiba que você pode dar seu “grito de independência” contra o diabo e vencer esse inimigo da Igreja. Mas, para isso, você precisa aproximar-se de Deus e tomar posse das armas listadas na Bíblia.

Soli Deo Gloria

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *