Para que a igreja existe? Por que nos reunimos aqui domingo após domingo? A igreja é importante? Qual é sua missão? Qual é seu propósito?

Precisamos saber quem somos para sabermos o que fazer.

A IGREJA EXISTE PARA ADORAR AO DEUS VERDADEIRO – Adoração é a maior missão da igreja. A igreja é uma comunidade adoradora. A maior missão da igreja não é fazer missões, mas adorar a Deus. Deus e não o homem é o centro de todas as coisas. Missões existem para salvar um povo que adora.

A IGREJA EXISTE PARA TREINAR OS CRENTES – Martinho Lutero, o grande reformador, proclamou o sacerdócio de todos os crentes, séculos depois a estrutura das igrejas negam isso. Precisamos de uma nova reforma para devolver aos leigos a sua função de ministros da reconciliação. O leigo é o melhor e maior potencial da igreja.

A igreja de Deus não é apenas uma multidão, mas um corpo bem coordenado, onde cada um exerce sua função e cresce em maturidade.

A igreja existe para nutrir e treinar os crentes. Este é o ponto central da doutrina do Calvinismo sobre a igreja. Por isso ficar fora da comunhão da igreja é como entregar uma pessoa a Satanás. A comunhão da igreja nos protege.

Há, porém, alguns exemplos distorcidos do que é a igreja:

A igreja creche – É a igreja onde os crentes são bebês, crianças espirituais que não demonstram maturidade. Uma criança é instável. Uma igreja é centrada em si mesma. Uma igreja tem uma compreensão limitada. Uma igreja depende dos outros para cuidar de si mesma.

A igreja desnutrida – Uma igreja que come apenas uma vez por semana fica desnutrida.

A igreja flácida – Uma igreja que come e dorme; come e não faz exercício torna-se flácida espiritualmente. Não tem músculos. Não tem resistência espiritual. Maturidade não é conhecimento. Maturidade é vida, é caráter transformado à imagem de Cristo.

A igreja colônia de férias – O lugar onde gostamos de ir quando não temos uma coisa mais importante para fazer.

A igreja platéia – Um lugar aonde vamos para assistir o que acontece. Somos apenas platéia. Assentamo-nos, assistimos e vamos embora sem nenhum envolvimento.

A igreja clube – Um lugar onde pagamos nossa cota, para que tenhamos um ambiente limpo, gostoso e confortável. Lugar onde gostamos de ir com a família ter um tempo agradável e edificante. A igreja não é uma praça de entretenimento espiritual.

A igreja não é um prédio onde nos reunimos – Depois que o véu do templo se rasgou de alto a baixo, sempre que o novo testamento se refere ao templo de Deus está falando do nosso corpo. Agora somos nós e não um prédio que é cheio do Espírito Santo.

A IGREJA EXISTE PARA TESTEMUNHAR – A maioria dos crentes não sabe o que é testemunhar. Apenas 5% dos crentes já levaram uma pessoa a Cristo. Em Atos 1.8, percebemos que o poder foi dado à todos que fazem parte do corpo de Cristo. Quando os crentes são revestidos com o Espírito Santo, eles recebem poder para testemunhar. Não apenas os apóstolos testemunhos, mas todos os crentes. A igreja deve ser como o: sal – Influência invisível, como luz – Influência visível, como perfume – Influência notada.

Amado irmão, você que faz parte dessa igreja, trabalhe para que ela seja melhor e que tenhamos condições de fazer diferença em nossa sociedade.

Soli Deo Gloria

Adaptado pelo Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *