Família perfeita existe? A resposta que devemos dar a essa pergunta é “não!”, pois todas são compostas de membros imperfeitos. Logo, problemas podem ocorrer no seio dela, pois todas, sendo cristãs ou não, os têm. Chamamos de problemas às situações que gostaríamos de ver mudadas ou que deveriam sê-lo. Por conta disso, as pessoas estão sempre procurando seguir planos que, segundo creem, os solucionarão.

Muitos dos problemas de cada família estão, em função de sua própria estrutura, em algumas áreas comuns. Por exemplo: excluindo-se a área da saúde, quase todos se resumem a relacionamento entre marido e esposa (sexualidade, comunicação, tomadas de decisão, trabalho fora de casa, cuidado, atenção e carinho recíprocos, etc.); relacionamento entre pais e filhos (angustiosos!); relacionamentos com familiares; educação de filhos (também um dos mais angustiosos!). Há, ainda, os problemas dos próprios filhos; problemas no trabalho e, finalmente, nas finanças.

Todas as famílias têm problemas em alguma(s) dessas áreas e querem soluções rápidas e práticas para eles. Diversas tentam resolvê-los durante muito tempo e, não o conseguindo, acabam por desintegrar-se ou desestruturar-se.

A família cristã, no entanto, leva uma enorme vantagem sobre as demais. Ela sabe que Deus faz parte dela. Ele é o seu membro mais importante! E ele tem o plano certo para resolver os problemas em todas as áreas, não importando o tamanho deles.

Agora, resolvê-los não significa fazer o que gostaríamos que fosse feito, mas dar-nos a oportunidade, a sabedoria, a capacidade e a condição de agirmos de modo a glorificar o nome do Senhor. A Palavra de Deus, o Espírito Santo e a comunhão dos salvos são tudo o de que precisamos.

Há, porém, que ser dito o seguinte: não existem soluções mágicas para os problemas de sua família. Uma coisa é certa: se Deus ficar do lado de fora, toda e qualquer solução será vã e aparente; não os solucionará realmente. O problema real de toda pessoa – a raiz de todo conflito – está no coração pecaminoso que precisa ser transformado (Tg 4.1-10) por meio da fé (relacionamento pessoal) em Jesus, no poder do Espírito Santo.

Não havendo um relacionamento pessoal com Cristo, pode acreditar que, esse sim, é um enorme problema. Toda família, na verdade, tem por obrigação procurar conhecer bem como Deus quer que nos comportemos em relação ao próximo e a cada área de nossa vida. Deus nos deixa isso claro na Bíblia. Precisamos, portanto, conhecê-la. Precisamos estudá-la para saber como viver a vida da maneira como Ele quer.

Certamente não há melhor projeto para nossa vida do que entregá-la, bem como entregar também nossa família, nas mãos de Jesus e deixar que Ele mesmo as dirija. Lembre-se da recomendação do salmista: “Entrega teu caminho (‘família’) ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará” (Sl 37.5).

Soli Deo Glória

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *