Os capítulos 9 e 10 do livro de Neemias descrevem um arrependimento nacional e o estabelecimento de um novo pacto de fidelidade ao Senhor. Todos passaram pela experiência do quebrantamento pessoal; e houve uma consagração geral do povo. As autoridades civis, os sacerdotes, os levitas e os leigos assinaram solenemente o pacto, comprometendo-se a guardar fielmente a Lei de Moisés (Ne 9.38).

Com os corações quebrantados e as vidas consagradas ao Senhor, entregaram-se a uma contagiante adoração.

O tema tratado nesses dois capítulos é de extrema importância para os nossos dias. Multiplicam-se, hoje, as comunidades religiosas que atraem e levam as pessoas ao delírio. Porém, o que faz a diferença não é o que se sente num eventos desses, mas o quebrantamento de coração e a consagração ao Senhor. Segundo o ensino de Jesus, “vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4.23,24).

O capítulo 9 começa dizendo que “se ajuntaram os filhos

de Israel com jejum e pano de saco e traziam terra sobre si. Os da linhagem de Israel se apartaram de todos os estranhos, puseram-se em pé e fizeram confissão dos seus pecados e das iniquidades de seus pais.” (Ne 9.1,2)

Os levitas fizeram o povo entender que todos eram culpados: “Porém, eles nossos pais, se houveram soberbamente, e endureceram a sua cerviz, e não  deram ouvidos aos teus mandamentos. Recusaram ouvir-te e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste.” (Ne 9.16,17).

Eles recordaram alguns momentos tristes da história de Israel, em que, apesar de todos os cuidados demonstrados pelo Senhor, os antepassados se rebelaram, cometendo graves pecados, como por exemplo:

  • O levantamento de um chefe, com o propósito de voltarem para a servidão no Egito (Ne 9.17);
  • A confecção do bezerro fundido de ouro e sua adoração (Ne 9.18);
  • O assassinato de profetas que denunciaram as transgressões do povo (Ne 9.26);
  • A contínua indiferença para com os mandamentos do Senhor (Ne 9.29).

A conclusão apresentada pelos levitas, no trecho de 9.33 a 37, expressa claramente o reconhecimento dos pecados cometidos. Eles sabiam que não eram vítimas inocentes. Como diz o versículo 1, “fizeram confissão dos seus pecados e das iniquidades de seus pais.”

O quebrantamento de coração e a consagração começam com o reconhecimento dos pecados cometidos. Segundo a Bíblia, “o que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Pv 28.13).

Rev. Eneziel Peixoto de Andrade

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *