Dentre as coisas da vida, uma das mais difíceis é esperar. E quando o objeto dessa espera é quase uma incerteza por falta de apoio e pela nossa própria incapacidade de fazer, a nossa espera se converte em uma constante e contínua agonia.

A história que a Bíblia narra em João 9.1-9 ilustra muito bem a de muitas pessoas na fila de espera de um milagre que nunca poderá vir. Mas é também a história da diferença que Cristo faz quando entra em cena. Quando ele chega, a incerteza vai embora, a tristeza morre, a alegria preenche todos os espaços da nossa existência.

À luz da história do paralítico junto ao tanque de Betesda, quero trazer algumas lições para nosso crescimento. Vejamo-las:

A cura é resultado da GRAÇA de Deus e não do esforço humano (v.5,6)Há gente marcando hora para milagre, agendando reunião para Deus fazer atendimento, mas, muitas vezes, quando todo esse circo se mostra furado, eles depositam a culpa na ausência de fé do solicitante: “Você não teve fé!”

Nada, no paralítico, chamou a atenção para que Jesus pudesse favorecê-lo. Assim, também, nada em nós pode mover Deus a realizar alguma coisa a nosso favor. O milagre não é resultado de um esforço humano, mas da Graça Divina.

Jesus vai em busca daquele homem: (a)Jesus vê (v. 6). No meio daquela multidão, seus olhos alcançam aquele homem. O profeta Isaías já sinalizava sobre o olhar misericordioso de Deus: “Porque a minha mão fez todas estas cousas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra” (Is 66.2); (b) – Jesus sabe (v. 6). Essa expressão revela sua onisciência. Servimos um Deus que sabe e conhece todas as coisas. Jesus conhecia o histórico daquele homem, bem como seu drama e sua dificuldade em alcançar o milagre. Não há nada que escape ou fuja do seu controle. O milagre não será, jamais, resultado do esforço humano. Nem da crendice supersticiosa do anjo que visita o poço. O milagre sempre será a manifestação da graça de Deus em nossa vida. Jesus o viu, Jesus o escolheu, Jesus lhe indagou sobre sua vontade, Jesus realizou o milagre tão esperado. Nada veio do homem; tudo veio do favor gratuito, espontâneo, generoso de Deus.

A cura é de iniciativa divina, mas passa pelo interesse humano – (v.6) – Outro destaque que vemos no texto está nesse verso, quando Jesus, sabedor do sofrimento daquele homem, dele se aproxima e indaga: “Queres ser curado?” Veja bem: o que levaria um homem doente havia 38 anos a permanecer ali, à beira do tanque, deitado, senão o desejo de cura? Isso, aparentemente, era óbvio. Então porque Jesus lhe fez a pergunta?

Jesus nos ensina que toda a iniciativa é divina, mas é preciso passar pelo interesse humano. Muitas vezes não temos a dimensão do tamanho das coisas que queremos. Queremos um milagre, desejamos uma mudança, mas não desejamos as implicações dessas transformações. Há gente acostumada à vidinha que leva: sentada à beira do poço, sem trabalhar, sem se esforçarpara ganhar o pão de cada dia. Ser curado significaria a necessidade de uma mudança de postura. Não haveria mais espaço para voltar ao tanque; o milagre requereria uma nova disposição de vida. É por isso que Jesus lhe pergunta: “Queres ser curado?”

A cura vem pelo caminho que Deus quer e não pelas bifurcações terrenas – (V. 7) – A ideia que o texto nos passa é de que, para o paralítico,a cura só seria possível se o anjo viesse à água e se alguém o colocasse ali primeiro. Esse era o caminho do milagre em sua mente.

Quantas vezes nós também traçamos o caminho que Deus tem de fazer para que o milagre aconteça. Mas o que é lindo nisso é essa absoluta liberdade que Deus tem de fazer as coisas acontecerem do jeito d’Ele.

Quero concluir, fazendo três aplicações, a saber:

(a) – Jesus faz uma pergunta maravilhosa: “Queres ser curado?”Não importa quanto tempo você está sofrendo; Ele pode curar você!

(b) – Uma ordem maravilhosa: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”.Jesus dá a ordem e dá a você o poder para cumpri-la.

(c)Um resultado maravilhoso: “Imediatamente o homem se viu curado…”O milagre de Jesus é imediato, completo e público. A Sua cura não é parcial.

Que o Eterno se compadeça de nós e nos conceda os milagres de que precisamos para nossa vida, nossa família, nossa igreja e para todo o Seu povo.

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *