Chegamos ao último mês do ano de 2013. Certamente este é um dos meses mais esperados pelos comerciantes, vendedores e pelas igrejas. Pelo comércio, porque é um período onde as vendas são ótimas. Pelas igrejas, porque é a época de comemorar o nascimento de Jesus e programar o próximo ano.

Seguindo a tradição, no dia 25 de dezembro comemoraremos o nascimento de Jesus, a figura mais importante de toda a História. De fato, ninguém impactou tanto o curso da humanidade como o carpinteiro galileu. Nem impérios, nem reis grandiosos, nem revoluções, nem guerras mundiais influenciaram tanto os destinos da humanidade como aquela pobre criancinha nascida num estábulo em Belém.

A verdade é que Jesus toca na alma de todos, sempre! Todos os que se deparam com ele são movidos numa ou noutra direção, sentindo-se incomodados ou aliviados por ele, rejeitando-o decisivamente ou tornando-se seus discípulos. Diante de Cristo ninguém consegue permanecer numa “zona neutra”. Ou se é por ele ou contra ele. O homem ajunta com Cristo ou espalha (Mt 12.30). Não há meio termo.

Sendo Jesus uma figura tão impressionante, o que os crentes devem crer e ensinar sobre ele? Primeiramente, quero listar alguns erros, dentre os muitos, que precisam estar bem claros no trato a respeito de Jesus Cristo. Depois, apresentar alguns pontos sumários para nosso real entendimento:

1 – Erros a respeito de Jesus:

1.1 – É totalmente errado limitar a definição de Jesus Cristo a um personagem histórico. Ele não é um mártir, um pensador, um mágico, um bom homem, alguém de outro lugar;

1.2 – É também errado dizer que ele é apenas um homem com poder, pois isso é consequência do que ele realmente é. Ele é mais que um profeta, um mestre ou um homem de grande poder, pois isso tudo é o comportamento natural de seu ser.

2 – Pontos sumários para nosso entendimento sobre Jesus:

A Bíblia é a única fonte de referência exata de todas as descrições corretas a respeito dele (Jo 5.35). Até seus seguidores daquela época cometeram esse erro e foram reprovados nessa avaliação (Lc 24.19-25). E muitos de hoje em dia também o são porque não o recebem como ele é, mas como querem que ele seja (Jo 1.11). Jesus é:

2.1 – Filho de Deus (Lc 9.35), logo é Deus;

2.2 – O Cordeiro de Deus entregue à morte pelos homens como pagamento pelo preço do nosso pecado (Jo 1.29). A comunhão com Deus depende única e exclusivamente disso;

2.3 – O Senhor que quer ser obedecido (Jo 14.21). Suas ordens também estão na Bíblia.

Certamente Jesus será lembrado através de músicas, cantatas, teatros e pregações. Mas meu desejo é que, em todos os meses do ano, o nome d’Ele ocupe o lugar devido na vida da igreja e de nossa cidade, ou seja, que ele seja o centro de tudo.

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *