Quando você está irado, o que faz? O terceiro presidente norte-americano, Thomas Jefferson, disse: “Quando você estiver irado, conte até dez; e se você estiver muito irado, conte até cem”.

Conselhos como esse, e outros, têm sido oferecidos aos punhados. Eles até podem ser úteis para se evitar atitudes impulsivas, mas não transformam o coração. O que realmente nos transforma é a graça de Deus que age em nós pela fé nas Suas promessas.

A ira é um gigante que atormenta a alma de todos, com maior ou menor intensidade, inclusive dos cristãos. Paulo chega a partir do pressuposto de que todos nós ficaremos irados pelo menos uma vez na vida, ao dizer: “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo” (Ef 4.26,27). Ele usa um imperativo permissivo – “Irai-vos” (não é um mandamento!) – para dizer que devemos combater o pecado quando a ira urrar dentro de nós.

Segundo os psicólogos a ira tem pelo menos cinco fases. Vamos nos limitar a três delas apenas:

Irritação – Um sentimento pequeno de desconforto em face de aborrecimentos causados por alguém ou alguma coisa.
Indignação – Frustração com algo que se julga injusto ou despropositado.
Ira – Sentimento que nos leva à fúria, seguido de violência.

Quero sugerir cinco atitudes que nos podem auxiliar:

1 – Não alimente a ira (Ef 4.26,27) “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo.” Como podemos alimentá-la?
Quando não perdoamos ao nosso ofensorQuando vamos empurrando “o problema” para frente por dias, meses e anos, sendo que ele deveria ter sido tratado com Deus e/ou com o próximo no mesmo dia, na mesma hora.
Quando nos falta controleQuando nossos impulsos nos dominam, quando eles nos “tiram do sério”, pois “saímos” para dar lugar ao caráter do diabo. Nós não alimentamos a ira quando perdoamos e mantemos o controle, pela graça de Deus, sobre nossas emoções.

2 – Não extravase a ira (Ef 4.29) –Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe; e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem”. A língua é uma arma mortal; não podemos deixar que ela seja promotora de ira. Quanto mais alimentamos a ira, mais ela cresce dentro de nós, até nos adoecer e contaminar outros. Por isso Salomão disse que não devemos nos associar com pessoas iradas. Veja, ainda, esta recomendação dele: “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal” (Pv 22.24,25). Em vez de anunciar a ira, com palavras torpes ou infames, devemos anunciar a graça.

 3 – Não aja com ira – Para não agirmos com ira, entristecendo assim a Deus, devemos nos lembrar de que, em Cristo, Deus não agiu com ira sobre nós. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Ef 4.30-32). Alimente o seu coração com tudo o que significa ter sido perdoado por Deus. Só assim você será tomado de alegria pela graça d’Ele e conseguirá também derramar graça na vida dos outros.

4 – Tenha fé na justiça de Deus – Não devemos revidar com ira, pois temos um Deus justo, que age com justiça. Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos… A mim me pertence a vingança; e eu é que retribuirei, diz o Senhor”. (Rm 12.17-19)

5 – Tenha fé para agir com amor – Enquanto Deus não age, dando uma solução, não devemos viver como Jonas, no conforto da sombra de uma árvore, olhando de longe, esperando o fogo de Deus cair do céu sobre aqueles que julgamos merecer a ira. Enquanto Deus não age, nós devemos ter fé para agir com amor, abençoando aqueles que nos perseguem. “Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12.19-21).

Querido irmão, não permita que o gigante da ira destrua sua vida e a do seu próximo. Procure colocar em prática as recomendações elencadas acima. Peça ao Espírito Santo que o capacite a ser uma benção para sua família, sua igreja e para todo o mundo

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *