Engana-se quem pensa que não há problema em se assistir a novelas. A Revista Época, edição 561, de 16/02/2009, publicou: “Qual é o verdadeiro impacto das telenovelas nos lares brasileiros?” Segundo dois estudos recentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as tramas exibidas na TV, nos últimos 40 anos, vêm moldando as famílias em pelo menos dois aspectos: menos filhos e mais divórcios. As pesquisas, coordenadas pelo economista Alberto Chong, analisaram o conteúdo de 115 novelas transmitidas pela TV Globo entre 1965 e 1999, nos horários das 19 horas e das 20 horas. Nessa amostragem, 62% das principais personagens femininas não tinham filhos e 26% delas eram infiéis a seu parceiro – o que suavizou o tabu do adultério. Mesmo diante desses fatos, você continua achando inofensivo assistir a novelas?

Outro dado a ser considerado: “De que forma as telenovelas influenciaram a sociedade brasileira?” – perguntou Época. Alberto Chong respondeu: “Durante o período da ditadura, os autores já viam nas novelas a oportunidade de lutar contra o sistema, apresentando novas ideias e valores. Há, de forma recorrente, a crítica à religião [aos evangélicos]”. Outra coisa: “As novelas são um instrumento muito poderoso na formação de um modelo bastante específico de família: branca, saudável, urbana, bonita, consumista – e pequena”. Que coisa; tudo meticulosa e diabolicamente planejado! E ainda há quem pense que não há problema assistir a novelas! No mínimo, peca-se por concordar com quem escreve tais enredos (Rm 1.32), pois os está assistindo! Espero que não seja o seu caso.

Essa forte influência cultural, advinda das novelas, tem contribuído para o aumento da promiscuidade e a quebra dos valores cristãos na sociedade brasileira. Não compactue mais com essas coisas.

O que faz um crente gastar tantas horas por ano assistindo a novelas? Diversão? (Isso é brincar com fogo!) Falta de ter o que fazer? Falta de dinheiro para fazer outra coisa? Pois bem, deixe-me apontar algumas opções divertidas e edificantes, e que não custam tanto, para o horário das novelas, na tentativa de ajudar você a romper com esse péssimo hábito.

Leia a Bíblia no horário das novelas. Além disso, na segunda-feira, leia um bom livro; na terça, temos os cultos nos lares; na quarta, participe do culto doutrinário; na quinta, culto na congregação Betel; na sexta, faça um programa legal com o pessoal da igreja ou encontre alguém para dar um estudo bíblico; no sábado, repita a dose da sexta, só que com outras pessoas. Mas lembre-se de dormir cedo para acordar disposto para a Escola Bíblica Dominical no domingo. E no domingo? No domingo é fácil! Domingo tem igreja, tem pizza depois do culto, o encontro com os amigos na praça, etc.

Estava me esquecendo; faltou o ensaio do Coral na sexta-feira, o tempo com familiares, amigos, namorado(a) e parentes, e tantas outras coisas que acontecem na IPB em Guaçuí durante a semana. Se você seguir uma rotina saudável, você descobrirá que não existe falta de opção. O seu problema será outro: encontrar tempo para fazer tanta coisa boa, edificante e de consequências eternas. Que o Eterno abençoe você e o afaste das novelas.

 

Soli Deo Glória

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *