Hoje, primeiro domingo de fevereiro, comemora-se o Dia do Homem Presbiteriano. Registramos aqui, nossa homenagem a todos os homens que têm servido a Deus na Igreja Presbiteriana de Guaçuí. São homens casados, maridos, pais e avós; homens solteiros; jovens, adultos e idosos. Muitos deles têm servido ao Senhor como líderes da Igreja (no pastorado, na presbiterato, no diaconato, na UPH, na UMP, na Escola Dominical, em comissões diversas). Muitos têm servido ao Senhor como membros da Igreja, mesmo não exercendo cargos. Também têm honrado a Deus como chefes de família (maridos/pais), como membros de uma família (filhos). Ser um Homem Presbiteriano é uma honra, pois significa fazer parte de uma comunidade que valoriza o papel do homem na família e na sociedade e que, historicamente, tem motivado os homens a assumirem suas responsabilidades, segundo o chamado do Senhor, tornando-se instrumento de Deus para abençoar a família, a Igreja e a sociedade.

Ao congratularmos o Homem Presbiteriano pelo seu dia, lembramos que esta data também reforça a responsabilidade dos homens em relação à família. Os homens não podem falhar nessa função, sob pena de enormes prejuízos para a família. Ser Homem Presbiteriano, significa também ter consciência de sua responsabilidade em relação aos meninos e adolescentes. Os homens são referenciais para os novos; e devem ser referenciais dignos de ser imitados.

O Homem Presbiteriano deve se distinguir pela sua virilidade e firmeza, mas, ao mesmo tempo, pela compreensão, cortesia e respeito que devem caracterizar sua convivência com as mulheres.

O Homem Presbiteriano tem também a responsabilidade de ser um exemplo de fidelidade a Deus e compromisso com a Sua Palavra. Deve temer a Deus, observar os Seus mandamentos e dar bom testemunho.

A Bíblia apresenta inúmeros homens que devem ser inspiração para o Homem Presbiteriano: Enoque, Noé, Abraão, Jó, José, Moisés, Paulo, dentre tantos outros. Jesus é o maior exemplo de homem forte e, ao mesmo tempo, cheio de ternura.

Cada homem deve procurar tornar-se o que Deus designou que ele seja. Isso demanda convicção quanto ao chamado de Deus e determinação para desenvolver as suas potencialidades. O Salmo 128 é um belo exemplo do caminho que deve ser trilhado pelo homem e dos resultados advindos de sua missão:

Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!

Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.

Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.

Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor!

O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!

Parabéns, Homem Presbiteriano, pelo seu dia! Que o Senhor te abençoe para poder cumprir com excelência a missão que lhe foi designada por Deus, tanto na vida familiar, quanto eclesiástica e profissional. Sê tu uma bênção!

Com o nosso respeito, admiração e gratidão.

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *