“Eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra. Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.” (Levítico 11.44 e 45)

 Durante este trimestre que está iniciando focalizaremos o tema bíblico da Santificação.

A Palavra de Deus está repleta de recomendações para que o povo de Deus viva uma vida santificada. A santidade de Deus exige de seu povo uma vida também santa – “porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (I Pe 1.16). Jesus disse: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste” (Mt 5.48).

Conforme a definição do Catecismo Maior de Westminster, “Santificação é uma obra da graça de Deus, pela qual os que Deus escolheu antes da fundação do mundo, para serem santos, são, nesta vida, pela poderosa operação de Seu Espírito e pela aplicação da morte e ressurreição de Cristo, plenamente renovados, segundo a imagem de Deus, tendo as sementes do arrependimento que conduz à vida, e de todas as outras graças salvíficas implantadas e fortalecidas, assim eles morrem cada vez mais para o pecado e ressuscitam para a novidade de vida.” (Questão nº 75 ).

A Santificação começa por ocasião da conversão e se desenvolve durante toda a vida. É um processo contínuo e crescente, que exige esforço, renúncia e zelo. Através da Santificação expressamos a nossa fidelidade e consagração ao Senhor.

É importante compreender que a Santificação é uma experiência dos regenerados. Assim define a Confissão de Fé de Westminster: “Os que são eficazmente chamados e regenerados, tendo criado em si um novo coração e um novo espírito, são além disso santificados real e pessoalmente, pela virtude da morte e ressurreição de Cristo, pela sua palavra e pelo seu Espírito que neles habita.”

Segundo a Bíblia, a Santificação é uma experiência sem a qual ninguém verá o Senhor: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).

Por meio da Santificação o crente é vivificado e se aproxima mais e mais de Deus. “O domínio do corpo do pecado é neles todo destruído, as suas várias concupiscências são mais e mais enfraquecidas e mortificadas, e eles são mais e mais vivificados e fortalecidos em todas as graças salvadoras.” (Confissão de Fé de Westminster).

A santificação é uma experiência que provoca uma contínua luta entre a carne e o espírito, mas que propicia ao crente vitória e crescimento em graça. “Esta santificação é no homem todo, porém imperfeita nesta vida; ainda persistem em todas as partes dele restos da corrupção, e daí nasce uma guerra contínua e irreconciliável – a carne lutando contra o espírito e o espírito contra a carne. Nesta guerra, embora prevaleçam por algum tempo as corrupções que ficam, contudo, pelo contínuo socorro da eficácia do santificador Espírito de Cristo, a parte regenerada do homem novo vence, e assim os santos crescem em graça, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.” (Confissão de Fé de Westminster).

Todos os que pertencem ao Senhor devem priorizar a busca pela santidade, “pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação”! (I Ts 4.3).

Rev. Eneziel P. Andrade

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *