“…outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor.” (Ef 5.8-10)

 

Embora estejamos todos expostos às tentações da escuridão que paira sobre este mundo, temos da parte de Deus a ação do Espírito Santo que nos habilita a optar pela santificação. O imperativo da parte do Senhor é claro: “andai como filhos da luz” (v.8).

Escrevendo aos Romanos, Paulo exorta: “andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante a todas as suas concupiscências.” (Rm 13.13,14).

Com a graça de Deus, todos podem abandonar o caminho das trevas mediante o arrependimento e a consagração da vida a Cristo. O filho pródigo, que viveu dissolutamente e desperdiçou uma herança inteira com meretrizes, caiu em si e, em tempo, rompeu com a vida dissoluta voltando arrependido (Lc 15.16-24).

O mesmo aconteceu com alguns membros da igreja de Corinto, os quais, segundo o relato de Paulo, anteriormente eram impuros, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes e roubadores. Mas, pela graça de Deus, foram lavados, santificados e justificados em o nome do Senhor Jesus e no Espírito do nosso Deus (I Co 6.9-11).

Na Carta aos Gálatas, Paulo adverte: “Digo, porém: Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” (Gl 5.16,17).

A graça de Deus, em Cristo Jesus, é o tratamento contra a dissolução. Uma vida de intensa comunhão com Deus nos habilita a crescer em santificação. Segundo a Bíblia, “os que são de Cristo crucifi-caram a carne, com as suas paixões e concupiscências.” (Gl 5.24).

Para concluir, vale a pena recordar as palavras do apóstolo João: “Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”  (I Jo 1.5-7).

Rev. Eneziel P. Andrade

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *