Nos últimos meses nossa cidade foi palco de mais uma campanha política. Candidatos a prefeito e a vereador correram os quatro cantos da cidade em busca do voto do povo. Muitas promessas foram feitas por todos que anelam conquistá-los.

Mas como escolher o melhor candidato para governar nossa cidade nos próximos anos? Quais critérios observar na vida deles?

Como sempre, devemos voltar nossos olhos para as Escrituras e buscar a resposta para nossa pergunta. E um bom lugar para começarmos é o livro do profeta  Daniel.

Ele foi um dos maiores políticos de todos os tempos. Sua vida foi marcada por certas características que podem nos ajudar a escolher um governante. Procure-as em seu candidato. Elas são: humildade, firmeza, coragem, incorruptibilidade e honestidade. Analisemos cada uma delas, olhando para a vida de Daniel como um homem que ocupou cargo público.

Ele era humilde  – Daniel era um homem que tinha a convicção de que o seu Deus era maior do que tudo em sua vida e que vinha d’Ele a capacidade de realizarmos algo especial. Recebemos ajuda de outros e precisamos delas. Temos limitações e devemos assumi-las publicamente. Por isso, o bom governante é aquele que é humilde e não arrogante.

Ele era firme  – Daniel era um homem com a capacidade de fazer o que era certo, por convicção, sem se intimidar com a pressão de outro líder ou grupo, ou seja, sem ceder à pressão para fazer algo errado. Essa é uma das qualidades que mais faltam na vida de muitos dos políticos em nossos dias.

Ele era corajoso Daniel era um homem corajoso a ponto de confrontar alguém superior ou importante, quando isso era necessário; de assumir riscos por dizer a verdade; de não jogar pelo “partido”, mas pela verdade; e de assumir postos de governo, interinamente, sem usurpar aquilo que não lhe pertencia, restituindo o poder a quem de direito, sem receios.

Ele era incorruptível  – Daniel era um homem que não se corrompia; sua vida não estava à venda. Numa sociedade na qual dizem que tudo tem preço, precisamos de políticos que não se vendam nem aceitem “presentinhos” para fazer favores aos outros.

Ele era honesto  Daniel era um homem que, em tempos de ficha limpa, seria irrepreensível. Ele não se enriqueceu com o cargo nem desviou dinheiro. Nunca entrou em conchavos obscuros ou acordos suspeitos. Seus adversários fizeram a maior investigação possível sobre sua vida pessoal, finanças e administração, mas não acharam nada que o desabonasse.

Querido, saiba que Deus está no controle da nossa cidade. Peça ao Espírito Santo sabedoria na hora de votar e lembre-se da seguinte fala do profeta Daniel: Disse ele: “Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes” (Dn 2.20,21).

Soli Deo Gloria

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *