A igreja é a comunidade onde se reúne a assembleia dos santos. Infelizmente, muitos que faziam parte dela, com o passar dos anos acabaram abandonando o cristianismo puro e bíblico, introduzindo, em seu seio, muitas doutrinas heréticas, levando-a a se desviar da verdade. Vejamos algumas dessas falsas doutrinas:

310 d.C. – Reza pelos mortos; 320 d. C. − Uso de velas na igreja; 394 d.C. – O culto cristão é substituído pela missa; 431 d.C. – É instituído o culto a Maria, mãe de Jesus; 503 d. C. – A doutrina do Purgatório começou a existir; 787 d. C. – Começam os cultos a imagens; 830 d. C. – Início do uso os ramos e água benta; 933 d. C. − É instituída a canonização dos santos; 1.200 d. C. – A hóstia passa a substituir a Ceia do Senhor; 1.216 d. C. – Instituída a confissão auricular.

Louvamos a Deus pelo instrumento que Ele usou para trazer a igreja para o cristianismo puro e bíblico: Martinho Lutero. Ele defendeu o que chamamos de os “Cinco Solas”,  a saber: Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gratia, Solus Christus e Soli Deo Gloria.

Sola Scriptura – Só a Escritura. Os reformadores reafirmaram a supremacia da Escritura sobre a tradição. Todas as doutrinas e ensinos estranhos à Escritura devem ser rejeitados. A Bíblia não é um entre os muitos livros sagrados; ela é a eterna e infalível Palavra de Deus. A Bíblia é a voz de Deus em linguagem humana.

Sola Fide – Só a fé. Outro grande pilar da Reforma Protestante foi uma volta à doutrina apostólica da salvação pela fé em Cristo Jesus. Os reformadores sublinharam a supremacia da fé sobre as obras para a salvação. O Breve Catecismo de Westminster afirma que a fé em Jesus Cristo é uma graça salvadora pela qual o recebemos e confiamos somente nele para a salvação, como ele nos é oferecido no Evangelho.

Sola Gratia – Só a graça. A Reforma Protestante do século XVI voltou à doutrina apostólica da salvação pela graça, independentemente dos méritos humanos. Afirma a doutrina bíblica de que a salvação é pela graça de Deus apenas, e que nós somos resgatados de Sua ira apenas por Sua graça. A graça de Deus em Cristo não é meramente necessária, mas é a única causa eficaz da salvação. Essa graça é a obra sobrenatural do Espírito Santo, que nos traz a Cristo por nos soltar da servidão do pecado e nos levantar da morte espiritual para a vida espiritual.

Solus Christus − Somente Cristo.  Afirma a doutrina bíblica de que a salvação é encontrada somente em Cristo e que unicamente Sua vida sem pecado e sua expiação substitutiva são suficientes para nossa justificação e reconciliação com Deus o Pai.

Jesus Cristo é o edificador, o cabeça, o protetor e o único Mediador entre Deus e os homens. Qualquer outro meio que venha ser anunciado para que o ser humano possa chegar aos céus deve ser rejeitado.

Soli Deo Gloria – Glórias só a Deus. Deus deseja ser glorificado em, por e através de nós e de nossa instrumentalidade. Toda a glória deve ser dada somente a Deus, o nosso Criador.

Que o nosso Bondoso Deus nos ajude a reafirmar esses “Cinco Solas” em todos os momentos de nossa vida e que nossa vida seja para a glória de Deus.

Soli Deo Gloria

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *