O casamento foi instituído por Deus para ser uma fonte de prazer e não um peso na vida dos cônjuges. O lar deve ser um local de refúgio e não de tormento. Infelizmente, por causa da dureza do coração de alguns, a vida a dois tem sido um pesadelo. O sonho de fazer um ao outro feliz foi apenas uma frase jogada ao ar no dia do casamento. Porém este precisa de cuidados. Podemos roubar os sonhos da pessoa à qual um dia prometemos fazer feliz se não nos esforçarmos para cumprir aquilo que prometemos um ao outro.

Não há casamento ideal nem cônjuges perfeitos. Todo casamento necessita de renúncia e investimento. Precisamos ser generosos nas palavras, bondosos nas ações e puros nas intenções se quisermos fazer de nossa união uma fonte de alegria. Vejamos alguns princípios para vivermos casados e felizes:

Tenha consciência de que seu papel no casamento é fazer seu cônjuge feliz. – O amor não é egoísta; ele busca a felicidade do outro mais do que a nossa própria. Ao invés de querer que o meu cônjuge me faça feliz, devo primeiramente trabalhar para fazê-lo feliz. Quão bom é quando, procurado agir assim, lutamos, com toda nossa força, para que isso seja uma realidade em nossa vida conjugal.

Invista no seu casamento – A vida a dois precisa de cuidados. Podemos compará-la a uma conta bancaria: o ideal é fazermos mais depósitos do que retiradas. Precisamos investir alto para ter um retorno bom e duradouro. É de suma importância não permitirmos que nossa conta fique no “vermelho”. Ou seja, é necessário dar mais e cobrar menos; precisamos elogiar mais e criticar menos. Devemos ter consciência de que o nosso cônjuge é nosso parceiro e não adversário. O casamento é como um jogo de frescobol. Os cônjuges não são rivais, mas parceiros. Eles não exploram a fraqueza e as falhas um do outro, mas se ajudam mutuamente em suas limitações. O nosso casamento deve ter este objetivo: ajudar um ao outro. Por outro lado, somos sabedores de que existem casamentos que podem ser comparados ao jogo de tênis, onde o objetivo é destruir o outro, minar-lhe as forças, explorar-lhe a fraqueza e vê-lo como opositor. Quando passamos a olhar para nosso cônjuge como adversário, e não como parceiro, nossa vida conjugal está fadada ao fracasso.

Convide Jesus para fazer parte da sua vida conjugal – No evangelho de João, capítulo 2, encontramos Jesus sendo convidado a participar de um casamento. Quero incentivar você a também convidá-Lo para fazer parte da sua família. Peça-Lhe que seja um hóspede sempre presente na sua vida conjugal. Saiba que, mesmo Jesus estando presente, vocês poderão enfrentar dificuldades. Mas recorram a Ele e certamente a vitória chegará.

Querido irmão, o desejo de Deus é que o casal viva feliz. Mas você precisa se doar um pouco mais para que seu cônjuge se sinta alegre ao seu lado. Invista no seu casamento, separando um tempo para estarem juntos e clame a Jesus para que nunca se afaste do seu lar.

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *