Quando olhamos para a Palavra de Deus, encontramos a igreja orando, os líderes orando e o povo orando. A Bíblia nos recomenda orarmos uns pelos outros (Tg 5.16). O apóstolo Paulo sempre pedia oração: “Irmãos, orai por nós” (1Ts 5.25).

A oração intercessória é tão importante, para o nosso bem-estar espiritual, que esse é um dos ministérios que Jesus faz por nós, todos os dias, na presença de Deus. Ele intercede por nós: “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Rm 8.34).

Precisamos orar intercedendo pelas necessidades espirituais uns dos outros. Paulo nos ensina isto: “Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé, a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo” (2Ts 1.11,12).

Quem deve orar? − Sem sombra de dúvida, “todos”. “Por isso, também não cessamos de orar por vós”. Paulo, Silas e Timóteo oravam pelos irmãos. Todos os líderes da igreja devem orar pelos seus liderados. Pastores, presbíteros, diáconos, professores da EBD, presidente de sociedades e todos os demais líderes devem orar uns pelos outros e por todo o rebanho de Deus. Jesus é o nosso maior exemplo. Paulo também pede à igreja para orar em favor dele, representando, assim, todos os líderes: “orai por nós” (2Ts 3.1). A igreja deve orar por sua liderança. Trata-se de um dever espiritual de cada um de seus membros. Os líderes são os principais alvos dos ataques do diabo. Somente com oração e jejum não cairemos em tentação.

Por quais motivos devemos orar? Pelas necessidades espirituais, para que possamos viver e agir como filhos de Deus neste mundo, glorificando o nome de Jesus com nossas ações. Devemos orar para que o amor de uns pelos outros cresça e aumente (1Ts 3.12); orar para que sejamos fortalecidos espiritualmente pelo poder do Espírito Santo (Ef 3.16); orar para que Deus abra portas de oportunidades (Cl 4.3); orar para que sejamos guardados espiritualmente, em santificação e isenção de culpa, perante Deus (1Ts 3.13).

Qual o objetivo da oração? A fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em nós e em vós segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo; para que o Senhor Jesus seja glorificado na vida dos seus discípulos, através da graça que vem da Trindade. Deus é glorificado nas respostas que Ele dá às orações que lhe são feitas pelos crentes. Jesus prometeu: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14.13).

Oremos uns pelos outros. Esse é o maior benefício espiritual que podemos fazer uns pelos outros. Lembremo-nos das palavras do apóstolo Paulo aos crentes da igreja de Tessalônica: “Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé, a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. (1Ts 1.11,12).

Glórias só a Deus

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *