A caminhada cristã é uma guerra. Existem apenas dois lados, ou estamos do lado de Jesus ou contra Jesus. A carta de Paulo aos Efésios nos apresenta como o povo mais abençoado da terra. Nele fomos eleitos, redimidos, santificados e selados com o Espírito Santo da promessa. Ao encerrar esta carta, Paulo lembra aos irmãos que a igreja tem um inimigo empenhado em sua destruição. “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra sangue ou carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais”. (Ef. 6.10-12).

A vida cristã é uma guerra conta os poderes espirituais, quando somos convertidos passamos a desfrutar de paz com Deus (Rm 5.1). A vida cristã, porém, é um grande combate, uma vida de lutas e tribulações (Jo 16.33). A causa dessa guerra é que vivemos numa sociedade que está em rebelião contra Deus. O causador dessa guerra é o diabo e seus comparsas. Ele ataca o povo de Deus diariamente com suas armas. Vez por outra ele muda a estratégia e tenta derrubar os eleitos de Deus com a sedução.

É de suma importância termos consciência de que nossa luta não é contra o irmão e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. Temos de entender que estes inimigos são poderosos, malignos e astutos ou inteligentes para enganar (2 Co 11.14). Uma arma que ele tem usado ao longo dos anos é fazer com que as pessoas não acreditem na sua existência.

O objetivo dessa casta do mal é tentar afastar o cristão da presença de Deus. Para isso ele arma ciladas e lança dardos inflamados para destruir o crente.

Ele lança dúvidas sobre o caráter de Deus (Gn 3); duvidas sobre nossa filiação espiritual; levanta perseguição contra os crentes (At 12 e Ap 2). Jesus advertiu seus seguidores a “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41). Carne aqui simboliza nossa natureza humana, que não tem poder suficiente para resistir ao pecado.

Deus nos oferece recursos para vencermos esta guerra, para tal, precisamos usar as armas que Deus nos proporciona: “Quanto ao mais, sede fortalecidos, no Senhor, e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo”. Para enfrentarmos o inimigo de nossas almas é necessária a presença do poder do Senhor em nossas vidas e a armadura de Deus. Não devemos ir para a batalha confiando em nossa força, pois, certamente seremos derrotados. Devemos utilizar o poder de Deus e as vestimentas que Ele coloca à nossa dispo-sição.

Que o Eterno nos ajude a ficar firmes diante dos ata-ques do nosso inimigo e vencer todas as suas artimanhas, em nome de Jesus.

 

Glórias Somente a Deus

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *