Creio que a maior necessidade da igreja, hoje, não é de uma melhor estrutura ou planos de trabalho, mas sim de oração. O Espírito Santo não se derrama através dos métodos e sim por meio dos homens. Ele não unge planos e sim homens. Uma vida de oração é a maior necessidade da igreja, pois, através dela, nos aproximamos de Deus e derramamos nossa alma, nossas queixas, nossas indagações e nossa gratidão diante do Seu trono.

A primeira reunião da igreja, em Atos, foi uma reunião de oração: “Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado [jornada de um sábado: cerca de um quilômetro]. Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At 1.12-14).

Quem estava orando? O texto nos mostra que “todos os membros da igreja”. Cerca de 120 pessoas estavam naquela reunião: os apóstolos ou os líderes da igreja nascente; a família de Jesus − Maria e os irmãos dele. Homens e mulheres estavam reunidos em um momento de oração. O que isso nos ensina? Que todos os membros da igreja devem participar das reuniões de oração, principalmente os líderes (At 3.1; 4.13 e 8.14).

É surpreendente: hoje as pessoas pescam juntas, praticam esportes juntas, comem juntas, mas não oram juntas. A maior comunhão do mundo é a comunhão da oração.

Como eles oravam? Todos de forma perseverante e unânime. Isso indica oração determinada e em comum acordo, pois a oração é o melhor meio de unir o povo de Deus. A palavra perseverante significa a capacidade de não esmorecer e de não desistir de orar (Lc 18.1). Já palavra unânime indica um só coração ou unanimidade de ideias e sentimentos (At 1.14; 2.1 e 46; 4.24; 5.12; 15.25). Todos os membros da igreja devem orar juntos, de forma perseverante e unânime. Precisamos ter o mesmo foco, os mesmos objetivos, as mesmas expectativas na oração coletiva.

Por que estavam orando? “Quando o homem trabalha, o ho-mem trabalha. Quando o homem ora, Deus trabalha”. Os crentes da igreja primitiva tinham consciência desta verdade: quando eles o-ravam, Deus trabalhava. A oração era a única arma deles. Por isso, no livro dos Atos dos Apóstolos, os encontramos orando para tomar decisões importantes (At 1.24), orando para continuar pregando a Palavra de Deus (At 4.23-31), orando para compreender a vontade do Pai (At 10.9), orando para resistir às perseguições do diabo (At 12.5) e orando pela direção missionária (At 13.1-3).

É notório que tudo, naquela igreja, era realizado com oração. Eles haviam compreendido que, sem Jesus, não poderiam realizar nada (Jo 15.5).

Querido irmão, queremos conclamar todos os membros da nossa querida IPB em Guaçuí para um tempo de oração, para um período de busca, a fim de que o Eterno se compadeça de nós e nos abençoe. Lembre-se de que precisamos priorizar a oração.

Soli Dei Gloria

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *