A história nos mostra que, desde os primórdios, foram colocados alguns limites para o homem. Quando olhamos para Gênesis 2.16,17, lemos: “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” O homem desobedeceu e sofreu gravíssimas consequências espirituais, físicas, emocionais, etc.
Somos cercados, por exemplo, por limites. Ao desobedecermos ao limite de velocidade de uma determinada rodovia, estamos sujeitos a uma notificação, porque um “pardal” pode nos fotografar no momento do delito, e, para nossa surpresa, depois de alguns meses, chegará à nossa residência uma multa. O homem que é hipertenso tem de se abster de sal; o diabético, de açúcar, para evitarem algumas complicações em sua saúde.
Assim como para as leis de trânsito, também para a nossa saúde existem limites que visam a nos ajudar a vivermos de forma harmoniosa e equilibrada. É de suma importância que nossa família respeite os limites colocados pela Palavra de Deus. A Bíblia mostra, claramente, os limites que os filhos de Deus devem observar para que possam agradar a Ele e serem bênçãos no contexto familiar. Vejamos alguns:
1 – “O que retém a vara aborrece seu filho, mas o que o ama cedo o disciplina” (Provérbios 13.24).
2 – “Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de paz” (Provérbios 3.1,2).
3 – “Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento” (Provérbios 4.1).
4 – “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para tua cabeça e colares para o teu pescoço” (Provérbios 1.8,9).
5 – “Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos” (Provérbios 7.1).
6 – “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” (Provérbios 10.1).
7 – “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Efésios 6.1,2).
Amado irmão, a Bíblia nos mostra que devemos colocar limites em nossos filhos e ensinar a eles o caminho certo. Os limites são fundamentais para sua casa. Sem eles seus filhos não poderão sobreviver.
Quero que você pense nos limites como um freio. Quando necessário você deverá usá-los para manter o equilíbrio em seu lar. Nunca deixe de impô-los a seus filhos, pois, agindo assim, eles saberão diferenciar o que vem a ser liberdade e libertinagem e optem sempre pela obediência, pois isso alegrará o coração de Deus e, certamente, trará alegria para a família.
Seu pastor
Romildo Lima de Freitas