Certamente é o desejo de todo crente ter uma família saudável, bem sucedida e equilibrada. Para se construir uma, é preciso investir em todas as áreas do relacionamento familiar. Esse processo é algo contínuo, ou seja, todos os dias devemos investir nela. Quero listar algumas sugestões que podem ajudá-lo, de forma prática, a construir uma família melhor:

1 – Valorize sua família – Tenha um coração agradecido pela família que Deus lhe deu. Pare de desvalorizá-la e valorizar a do vizinho. Saiba que a do vizinho também não é perfeita, ou seja, tem defeitos e, quem sabe, até maiores do que a sua.

2 – Aprenda a dizer “obrigado” – Dentro da família, a gratidão pode parecer algo desnecessário, mas significa muito para a pessoa que o está ouvindo. Um sincero agradecimento, mesmo para as tarefas mais simples e rotineiras, bem como para as lembranças ou presentes recebidos, é um incentivo muito feliz.

3 – Quando errar arrependa-se – O arrependimento pode ser difícil, principalmente se você foi o causador do problema. Mas os erros e pecados acumulados podem se transformar em sementes de ira e destruição. Dedique tempo em oração a Deus. Peça a Ele para lhe dar uma nova perspectiva acerca do seu cônjuge ou de outro membro de sua família.

4 – Não seja ranzinza – Conviver com uma pessoa constantemente chata ou mal-humorada às vezes se torna quase inviável. Lemos o seguinte em Provérbios 21.9: “Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa”. No que depender de você, seja amável com todos os seus familiares.

5 – Apoiem-se mutuamente – Para se construir uma boa família é necessário apoiarem-se uns aos outros. Lembre-se: apoio é uma necessidade e não uma fraqueza. Quando entendemos que, ao invés de competir, fomos feitos para nos completarmos mutuamente no seio familiar, teremos um lar mais feliz.

6 – Cuide de suas finanças – Um dos grandes inimigos da família é a má administração dos recursos financeiros. Muitas estão em pé de guerra por causa do vil metal. Peça ao Senhor que a sua tenha sabedoria para administrar bem as finanças.

7 – Convide o Senhor para fazer parte de sua família – Em muitos lares o Senhor Jesus não é bem-vindo. Mas que, no seu, Ele seja um hóspede eterno.

Amado irmão, saiba que construir uma família dá trabalho, principalmente quando decidimos construí-la segundo os preceitos bíblicos. Não desista da sua, pois ela é um presente que Deus lhe deu. Lembre-se de que ela está em contínuo processo de construção. Portanto, no que depender de você, dê o seu melhor para que a sua família seja melhor.

Com carinho, seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *