O texto bíblico de Levítico 19 apresenta uma repetição de alguns dos mandamentos dados por Deus a Moisés, no Sinai. Além disso, traz várias recomendações ao povo de Deus, quanto à vida de santidade. Esse capítulo faz parte do chamado “Código de Santidade” – que compreende os capítulos 17 a 26.

Vida de santidade é o que se esperava do povo chamado para ser santo, residindo em uma terra santa e servindo a um Deus Santo.

A tônica do Código de Santidade é atual. Tem a ver com o povo de Deus em todas as épocas e em todos os lugares: “santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus” (Lv 20.7).

Levítico 19.2 determina: “Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”. Esse texto apresenta enfatiza o relacionamento respeitoso que deve haver entre o homem e Deus. As expressões: “eu sou o Senhor” e “eu sou o Senhor vosso Deus” ocorrem cerca de 16 vezes em Levítico 19.

O texto mostra também a qualidade do relacionamento que deve existir entre o homem e Deus: um relacionamento marcado por santidade. A própria natureza de Deus impõe a santidade nesse relacionamento:

“Eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo” (Lv 11.44,45).

Quando se fala de santidade no relacionamento com Deus é preciso compreender que isso vai muito além da experiência subjetiva, restrita aos sentimentos internos do indivíduo. A santidade no relacionamento com Deus tem implicações práticas, mais precisamente, implicações éticas e morais.

O comportamento daquele que verdadeiramente cultiva a santidade no relacionamento com Deus é compatível com as qualidades divinas. A santidade no relacionamento com Deus é, portanto, mais que uma questão teológica: é coerência na prática dos mandamentos do Senhor. Portanto é imperativo que cultivemos a santidade no relacionamento com Deus.

Pr. Eneziel P. Andrade
eneziel@hotmail.com

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *