A ética cristã está fundada no amor: amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Aí não há espaço para o egoísmo. A parábola do Bom Samaritano (Lc 10.25-37).

Quando o egoísmo prevalece, não há lugar para amor, nem ao próximo nem a Deus. É por isso que Jesus condenou os fariseus e sua falsa devoção (Mc 12.38-40). O amor abre caminho para o encontro e a harmonia do ser humano com o Criador, com o próximo, consigo e com o meio ambiente. O amor gera vida e liberdade. Quando o amor determina as nossas relações, aí se estabelecem a fraternidade, a partilha, a cooperação e a justiça.

O egoísmo arraigado em tantas mentes e corações tem sido um grande empecilho para a construção de um mundo mais humano, justo e solidário. Diante da cultura do individualismo e da competitividade que rege o mundo hoje, em que o outro é visto não como irmão e parceiro, mas apenas como concorrente, o povo de Deus é desafiado a deflagrar uma revolução: a revolução do amor (Mt 5.43-48).

O cristão é desafiado a um viver altruísta. Altruísmo é o oposto de egoísmo. Ser altruísta significa ter amor ao próximo, ser abnegado, estar comprometido com causas filantrópicas.           O altruísmo deve ser uma marca inconfundível de todo cristão. É deprimente alguém se declarar cristão e viver egoisticamente.

Em seu livro Ética do Novo Testamento (Editora Sinodal), Heinz-Dietrich Wendland declara: “Não há amor verdadeiro e pleno, do coração todo a Deus, sem o amor ao próximo”. O altruísmo cristão, ordenado por Jesus, transforma-se num veemente testemunho ao mundo (Mt 5.16).

O compromisso solidário faz om que abramos o coração às necessidades dos que nos rodeiam. O nosso envolvimento deve ser abrangente e efetivo. O evangelho que pregamos não pode se limitar a ser conceitual e teórico; deve se mostrar altruísta. É exatamente isso que aprendemos com Jesus! (Mt 9.35-37; 14.13-21).

A influência do modo de vida atual atinge também os cristãos. Cada um deve avaliar se está vivendo conforme a ética do reino de Deus, fundada no amor, ou se está simplesmente seguindo o curso deste mundo.

O desafio a um viver altruísta tem implicações não apenas em relação ao bem-estar do próximo. Na verdade, tem implicações também escatológicas. Diante disso, todos quantos desejam viver uma vida cristã aprovada por Deus devem atentar para as palavras de Jesus registradas em Mateus 25.31-46: “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna”.

Pr. Eneziel P. Andrade
eneziel@hotmail.com

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