Leia ATOS 2

Hoje é o Domingo de Pentecostes!

No Antigo Testamento, Pentecostes era a segunda das grandes festas de Israel – Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos.

Pentecostes é chamada também de “Festa da Colheita”, visto que nessa celebração era oferecida ao Senhor uma amostra dos primeiros grãos da colheita do trigo e outros cereais. É chamada ainda de “Festa das Semanas” e “Festa das Primícias”, por ser celebrada sete semanas após a celebração da Páscoa e da oferta do primeiro molho de espigas da cevada.

O termo “Pentecostes”, da língua grega, significa: “quinquagésimo”. A festa recebe esse nome por ser celebrada 50 dias depois da Páscoa. O relato sobre essa festa está em Êxodo 23.16; 34.22, 26, Levítico23.15-25 e Deuteronômio 16.9-12.

Levítico 23.15 e 16 diz: “Contareis para vós outros desde o dia imediato ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até ao dia imediato ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias; então, trareis nova oferta de manjares ao Senhor”.

Mais tarde, essa festa ganhou também um sentido histórico, incluindo a comemoração da promulgação da Lei dada por Deus a Moisés no Sinai.

O Pentecostes era essencialmente uma festa de colheita, sendo assim uma festa muito alegre. Era uma festa de gratidão a Deus pela colheita do trigo e outros cereais (Dt 16.9-11).

É essa festa que estava sendo celebrada em Jerusalém na ocasião indicada em Atos 2. A cidade ficava muito movimentada: recebia adoradores vindos de toda parte e, também, comerciantes que aproveitavam a oportunidade.

Na perspectiva neotestamentária, o Pentecostes adquiriu uma ressignificação, tornando-se a Festa do dom do Espírito – evento que inaugurou a era na Nova Aliança e o início de um novo tempo na caminhada do povo de Deus.

Conforme o relato de Atos 2, o primeiro Pentecostes após a morte de Jesus foi marcado pelo derramamento do Espírito Santo prometido. O Espírito se manifestou de maneira visível, descendo sobre os apóstolos: “estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (At 2.1-4). Todos os estrangeiros residentes em Jerusalém e visitantes passaram a ouvir, em suas próprias línguas e dialetos, as grandezas de Deus proclamadas pelos apóstolos.

Com base no texto de Atos 2, as seguintes lições podem ser destacadas:

1. O Pentecostes cristão é o cumprimento de uma profecia

Segundo o relato bíblico, com grande poder e autoridade, Pedro disse ao povo: “Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel citou as palavras do profeta Joel” (vv.15,16). O profeta Joel era reconhecido pelos judeus, tendo profetizado por volta do ano 870 a.C.

São estas as palavras proféticas de Joel: “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; 18 até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão” (vv.17,18).

Pedro tomou essas palavras proféticas aplicou-as ao extraordinário evento que estava em curso. De fato, não havia dúvida: algo muito especial estava acontecendo e tinha a ver com a palavra profética de Joel e a promessa de Jesus. Uma nova era estava inaugurada: a era da graça, a plenitude do tempo.

É sob essa unção e autoridade que a igreja continua realizando a missão outorgada por Jesus. O Espírito foi dado para estar para sempre com o povo de Deus, como prometera Jesus, de acordo com João 14.16: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”.

2. O Pentecostes cristão é o anúncio da mensagem da salvação

Após citar o profeta Joel e mostrar que a profecia estava se cumprindo, Pedro aplicou a mensagem aos seus ouvintes. No v. 22, ele falou com autoridade: “Varões israelitas, atendei a estas palavras…” Em seguida, apresentou Jesus como o ponto central do seu discurso. O Jesus apresentado por Pedro é:

o que oferece salvação;
o varão aprovado por Deus;
o homem que realizou “milagres, prodígios e sinais”;
o ressurreto que venceu, “rompendo os grilhões da morte”;
o que foi “exaltado à destra de Deus” Pai;
Aquele que voltará trazendo juízo sobre toda a terra.
Pedro conclui sua ousada pregação com uma afirmação contundente: “Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” (v.36).

A mensagem de Pedro foi assustadora para os descrentes, incômoda para os que patrocinaram a morte de Jesus, mas gloriosa para aqueles que foram alcançados pela graça de Deus e habilitados a crer.

Essa é, portanto a mensagem do Pentecostes cristão, profetizada por Joel, reafirmada por Jesus, cumprida nos apóstolos naquele dia memorável e atualizada na vida da igreja que segue anunciando a mensagem da salvação em Cristo.

A profecia de Joel é concluída com esta promessa: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Senhor prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar”.

Essa promessa continua se cumprindo hoje por meio da igreja no desenvolvimento de sua missão (Rm 10.1-15). O Pentecostes cristão nos lembra que a mensagem da salvação em Cristo precisa ser anunciada.

3. O Pentecostes cristão é a festa da colheita de almas

Diz o v. 37 que, “ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos”? A ideia presente na expressão original é a de um traspassar de flecha no coração. Essa compunção de coração ante a pregação da Palavra acontece porque, de acordo com Hebreus 4.12, “a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.

A palavra ungida pelo Espírito penetra o coração e atinge o âmago da alma. Ela revela ao pecador a sua miserabilidade e faz nascer um novo homem rendido a Cristo (Jo 1.12,13).

Foi isso que aconteceu com milhares de pessoas naquele dia, em Jerusalém. Por isso “perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos”? A resposta de Pedro foi precisa e decisiva: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (v.38).

Arrependimento! Batismo em nome de Jesus Cristo! Remissão de pecados! As dádivas o Espírito Santo! Salvação! – Essas foram as bênçãos alcançadas por aqueles que receberam a Palavra de Deus naquele dia; e as bênçãos do Pentecostes não estavam restritas a eles. Disse mais o apóstolo Pedro: “Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar” (v.39).

Naquele primeiro Pentecostes cristão, essas pessoas foram as primícias de uma grande colheita que continua sendo feita. Em João 4.35, Jesus afirma: “Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa”.

Para que a promessa em torno do Pentecostes continue se cumprindo, é necessário que a igreja cumpra sua missão proclamadora, a fim de alcançar “todos os que ainda estão longe, isto é, quantos o Senhor, nosso Deus, chamar”.

Louvado seja Deus pela presença do Espírito Santo sobre nós! Que as evidências da presença e direção do Espírito se manifestem mais e mais entre nós, não necessariamente na forma de vento impetuoso, línguas, como de fogo e o falar em outras línguas, mas, sobretudo, no poder para evangelizar e na transformação verificada na vida dos ouvintes. Que o Pentecostes seja a nossa festa da colheita de almas para o reino de Deus!

Pr. Eneziel Peixoto de Andrade
eneziel@hotmail.com

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *