Quanto mais distante a igreja ficou dos eventos relacionados ao nascimento, ministério e morte de Jesus, mais uma parte dela tem-se esfriado espiritualmente. Encontramos, em seu meio, pessoas descomprometidas com a Palavra. Existem membros que estão vivendo com um pé na igreja e outro no mundo. Outros estão dentro dela, mas seu coração ainda está preso aos prazeres transitórios desta vida. Infelizmente, ainda existem aqueles que fazem uso de uma frase que está sendo muito “comum” no seio da igreja: “Não tem nada a ver.” E, em vista disso, estão agradando ao mundo, à carne e ao diabo.

O Senhor Jesus, no evangelho segundo Mateus, cap. 5.13, afirma que os discípulos devem ser o sal da terra. Creio que precisamos não apenas ler esse texto, mas tentar vivenciá-lo em nosso dia a dia. A ideia de ser o sal da terra está relacionada com a função de influenciar o meio em que o crente está inserido.

No tocante ao sal, Jesus diz: “Vocês são o sal da terra”, ainda que o sal tenha muitas características (brancura, sabor, aroma, poder preservativo, etc.), sabemos de sua importância em nosso corpo e em nossa vida. Podemos afirmar que uma de suas funções é de causar sede. Deus nos colocou no mundo para causarmos sede nas pessoas que estão vivendo distante dos padrões requeridos na Bíblia Sagrada. Para que o homem sinta sede no que tange às coisas pertinentes ao reino de Deus, é necessário que cada crente cumpra o seu papel de cidadão dos céus.

Sem o sal na comida, há ingestão inadequada de líquido, redundando em desidratação, o que, por sua vez, causa enfermidade ou morte. Isso se verifica especialmente nas regiões desertas onde o Senhor se encontrava. Se um viajante não bebesse a quantidade necessária de água para o seu organismo, ficaria desidratado e poderia morrer durante a viagem. Portanto, uma parte essencial da bagagem de cada um deles era um saco de sal, para que pudesse ingerir um pouco, o que certamente o levaria a beber água, evitando o problema.

Como podemos provocar a sede por Jesus nas pessoas que estão à nossa volta?

(a) – Sendo crente não apenas de palavra, mas de fato e de verdade;

(b) – Procurando viver como Cristo viveu (obediente até a morte e morte de cruz – Fp 2.8, obedecendo aos desígnios de Deus).

A função de ser sal no mundo é uma ordem individual, ou seja, não é apenas para o meu irmão, mas sim para todos nós. Devemos ser o sal da terra em quaisquer situações, até mesmo nas mínimas coisas que, aparentemente, são inexpressivas.

O Dr. Loyde Jones certa vez afirmou: “A glória do evangelho é que, quando a igreja é absolutamente diferente do mundo, ela invariavelmente o atrai. É então que o mundo se sente inclinado a ouvir a sua mensagem, embora talvez no princípio a odeie.”

Amado irmão, lembre-se de que à sua volta existe uma multidão de testemunhas que estão observando suas ações. Você tem sido o sal da terra para o seu próximo? Com o seu proceder, você está atraindo o ímpio para perto de Jesus ou o está afastando do caminho certo?

Que o Espírito Santo possa ajudar você a responder a essas perguntas e, caso chegue à conclusão de que está afastando as pessoas de Jesus, volte atrás, peça perdão ao Todo-Poderoso e seja, a partir de hoje, o sal da terra.

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *