Quando olhamos para as páginas do Novo Testamento, principalmente para as cartas de Paulo, percebemos que ele tinha por hábito endereçá-las mais ou menos assim: “À igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos de toda a Acaia” (2Co 1.1). Essa introdução variava de carta para carta, mas, direta ou indiretamente, três expressões principais nunca faltavam: “santos”, “fiéis em Cristo” e “que estão (ou vivem)” em tal lugar (Rm 1.7; 2Co 1.1; Fl 1.1; Ef 1.1; Cl 1.2).

As saudações apostólicas, especialmente as paulinas, nunca foram mera formalidade. Elas sempre revelaram grandes e profundas verdades espirituais. No primeiro versículo da 2.ª carta aos Coríntios temos um notável exemplo disso, pois o apóstolo Paulo os saúda com uma extraordinária descrição do que significa ser cristão:

O cristão foi chamado para ser santoA palavra usada para “santo” pode ser traduzida como: separado, posto à parte, propriedade particular de Deus (1Pe 2.9). Assim, o crente é, primeiramente, alguém que é segregado do mundo. Cristo se entregou por nossos pecados para nos tirar deste mundo mau (Gl 1.4). Nós não pertencemos mais a este lugar. Há uma separação que se deu em nossa mente, em nosso coração, em nossa perspectiva e em nosso comportamento (Rm 12.1,2). Em Cristo, somos pessoas diferentes. Não somos do mundo. Não somos governados pela presente era. Somos santos.

O cristão foi chamado para ser fiel – Quero caminhar por estas vertentes quanto à expressão “fiéis”:

a) A palavra “fiel” significa “quem exerce fé”. Quando Jesus repreendeu, gentilmente, Tomé e lhe disse: “Pare de duvidar e creia” (Jo 20.27), a palavra traduzida por “creia” é a mesma que foi traduzida por “fiéis” nas saudações de Paulo (Ef 1.1; Cl 1.2). O cristão não é meramente um bom sujeito, alguém caridoso, membro de igreja, que se preocupa com moral e bons costumes; ele é alguém que crê em certas verdades específicas, e a essência de sua crença está na pessoa e obra de Cristo.

b) Outro sentido para “fiel” é o geralmente empregado, ou seja, quem guarda a fé, quem mantém a fé, quem é constante na fé, leal à fé, e que, como Paulo, está sempre pronto para defender a fé que foi entregue aos santos (Jd 3).

c) Há um terceiro sentido a ser atribuído a “fiel”. É aquele que diz que o cristão é alguém em quem os outros podem confiar e com quem todos podem contar, pois a nossa fé se transforma em amor pelo próximo.

Além de “santo” e “fiel” em Cristo, o crente é parte da “igreja de Deus que está em Corinto” (2Co 1.1), capital da Acaia, por exemplo. Com isso, Paulo nos ensina que temos dupla cidadania: somos “santos e fiéis em Cristo”, somos do céu, mas, por ora, vivemos neste mundo: Vitória, Guaçuí, Alegre, Brasil. Somos apenas peregrinos nesta terra. Nossa pátria não é aqui. E todos devem ver e saber que somos cidadãos do novo céu e da nova terra; estamos apenas de passagem pela terra. Não somos extraterrestres, mas “santos e fiéis em Cristo”, vivendo neste mundo para a glória de Deus.

Que o Espírito Santo nos ajude, dia após dia, a nunca nos esquecermos de que temos dupla cidadania, que nossa pátria está no céu. E que, enquanto aqui estivermos, possamos viver como filhos do nosso Pai.

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *