Dificilmente passaremos por esta vida sem ser feridos e sem ferir alguém. Infelizmente, corremos esse risco.

Mas, quando machuco alguém ou se fui machucado, qual o remédio para restaurar o relacionamento que ficou quebrado? A única resposta que podemos dar a essa pergunta é: ministre o perdão e também o aceite.

O perdão é o melhor remédio para a saúde emocional. Perdoar é lembrar sem sentir dor. Perdoar é zerar a conta e não cobrar mais a dívida. O perdão é ato de misericórdia e manifestação da graça. Ele é absolutamente necessário. Vejamos alguns motivos por que o perdão é imprescindível:

Porque temos queixas uns dos outros. Nós não somos perfeitos, não viemos de uma família perfeita, não temos um casamento perfeito, não temos filhos perfeitos nem frequentamos uma igreja perfeita. Consequentemente, temos queixas uns dos outros. Na verdade, decepcionamos as pessoas e elas nos decepcionam. Nossas fraquezas transpiram em nossas palavras e atitudes. Sem o exercício do perdão ficamos entupidos de mágoas e estas geram raiz no coração. Não somente isso: a amargura perturba a pessoa que a alimenta e contamina quem está ao redor.

Porque fomos alvos do perdão de Deus. Quem é receptáculo do perdão precisa transformar-se em canal dele. Aqueles que o retêm  se fecham para receber o perdão de Deus. Não existe uma pessoa salva que não tenha sido perdoada. Na verdade, no céu só entrarão os perdoados. Logo, é impossível ser um cristão sem exercitar o perdão. Devemos perdoar assim como fomos perdoados. Como Deus nos perdoou devemos nós também perdoar uns aos outros. Quando compreendemos a grandiosidade do perdão recebido de Deus, não temos mais motivos para sonegar perdão ao próximo.  Nossa dívida para com Deus era impagável e Ele no-la perdoou completamente.

Porque, por meio dele, restauramos relacionamentos feridos. A Bíblia não oculta o perigo devastador da mágoa dentro da família e da igreja. Exemplos, como de Caim e Abel, José e seus irmãos, Absalão e Amnon, Síntique e Evódia, retratam essa amarga realidade. Há pessoas feridas dentro do lar e também na assembleia dos santos. Há pessoas doentes e perturbadas emocionalmente porque um dia foram injustiçadas por palavras impiedosas. Há indivíduos que não conseguem avançar vitoriosamente rumo ao futuro porque nunca se desvencilharam das amarras do passado. O perdão constrói pontes no lugar em que a mágoa cavou abismos. O perdão promove reconciliação onde a indiferença quebrou relacionamentos.

Para experimentarmos plena felicidade. Uma pessoa que nutre mágoa no coração não é feliz. Guardar ressentimento é a mesma coisa que alguém beber um copo de veneno pensando que o outro é quem vai morrer.

Saiba que nenhum calmante pode aquietar uma alma desassossegada pela mágoa. Nenhum prazer deste mundo pode aliviar a dor de um coração ferido pelo ódio.

Querido irmão, quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente. Mas o perdão traz cura completa para o corpo e felicidade plena para a alma.

Seu pastor

Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *