A igreja é um organismo vivo; ela cresce naturalmente. Se não esta crescendo, há algo errado. O que devemos perguntar não é: “O que vamos fazer para a igreja crescer?” e sim: “O que está atrapalhando o crescimento dela?”

Na Europa, que foi o berço da obra missionária e também o celeiro de tantos teólogos de referência, hoje apenas 4% da população frequentam uma igreja evangélica. Nos Estados Unidos muitos têm sucumbido ao liberalismo teológico e ao secularismo.

No Brasil temos visto uma explosão das igrejas neopentecostais. Porém, o crescimento numérico dessas comunidades não representa o crescimento saudável da igreja. Na verdade, não é o genuíno evangelho que está crescendo e sim um evangelho híbrido, sincrético, outro evangelho.

No livro Revitalizando a Igreja, da editora Voxlitteris, o autor registra alguns sinais de uma igreja que precisa ser revitalizada porque perdeu o foco, a razão de existir. Então os vejamos:

1 – Uma igreja precisa ser revitalizada quando perde sua integridade doutrinária – O Brasil é considerado, hoje, o maior produtor de Bíblias do mundo. Por outro lado, temos uma igreja analfabeta da Palavra de Deus. Muitos púlpitos sonegam ao povo o pão nutritivo da verdade. Movidos pelo pragmatismo, muitos pregadores pregam o que o povo quer ouvir e não o que ele precisa ouvir. Pregam sobre prosperidade aqui na terra e não riquezas dos céus. A igreja precisa voltar ao antigo evangelho, ao evangelho da cruz.

2 – Uma igreja precisa ser revitalizada quando suas reuniões de oração estão agonizando – Uma igreja forte caminha de joelhos. Uma igreja viva anseia por Deus mais do que pelas bênçãos de Deus. Intimidade com Deus é mais importante do que trabalho para Deus. Quando a igreja ora, Deus trabalha por ela, nela e através dela. Os dias mais vigorosos da igreja foram os tempos em que o povo de Deus associou oração e Palavra.

3 – Uma igreja precisa ser revitalizada quando a comunhão dos crentes se torna um fim e não um meio – A igreja não vive para si mesma. Não abastece a si mesma para gastar toda sua energia consigo própria. A igreja que não evangeliza precisa ser evangelizada. Comunhão sem missão é falta de visão.

4 – Uma igreja precisa ser revitalizada quando o secularismo invade suas portas – Alguém disse, com razão: “Eu fui procurar a igreja e a encontrei no mundo; fui procurar o mundo e o encontrei na igreja”. Em vez de ser luz no mundo, a igreja tem se conformado com ele, sendo amiga do mundo, amando o mundo e sendo julgada pelo mundo. Uma igreja mundana precisa de um sopro de alento do alto. Uma igreja cujos membros se apartam da pureza do evangelho precisa ser trazida de volta ao evangelho da graça.

5 – Uma igreja precisa ser revitalizada quando os crentes buscam as bênçãos de Deus em vez do Deus das bênçãos – Nossa geração mudou o eixo do evangelho. A pregação contemporânea e as músicas evangélicas não falam mais da soberania de Deus na salvação, mas nos direitos do homem. Não é mais a vontade de Deus que precisa ser feita na terra, mas a vontade do homem que precisa prevalecer no céu. Não é mais o homem que está a serviço de Deus, mas é Deus é quem está a serviço do homem.

6 – Uma igreja precisa ser revitalizada quando deixa de plantar novas igrejas – Temos visto igrejas morrendo por comer demais sem gastar essa energia na obra. Igrejas que não saem do lugar, ao longo das décadas. Igrejas que nunca geram filhas espirituais. Igrejas que investem todo o seu recurso em si mesmas, no seu deleite, no seu conforto.

Amados irmãos, diante do exposto, quero conclamar cada membro da nossa querida IPB em Guaçuí a que, neste novo ano, tenha um momento de reflexão, para que possamos buscar mais a face do Eterno, na expectativa de que Ele derrame uma unção sobre nós e, assim, venhamos a trabalhar mais para que nossa igreja experimente um crescimento para cima, numa intimidade maior com o Eterno; um crescimento para dentro, no que tange à comunhão bíblica entre os irmãos; e um crescimento para fora, alargando as nossas tendas e salvando aqueles a quem o Eterno deseja salvar através do ministério desta igreja.

Desejo a todos um feliz 2013 e um ano de muitas vitórias, em nome de Jesus.

Rev. Romildo Lima de Freitas

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *