Segundo a tradição, o próximo dia 25 de dezembro é a data escolhida no calendário cristão para comemorar o nascimento de Jesus. Se a data está certa ou não, isso não tem a menor importância.

O que importa realmente é a razão pela qual ela foi separada: nela é comemorado o nascimento do Filho de Deus, Jesus, que veio a este mundo a fim de derramar seu sangue num sacrifício pelos nossos pecados e nos dar uma vida nova: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

Ainda que o Natal tenha um sentido tão rico, este se perdeu na mente do homem moderno. Hoje, no mês dessa festa, uma ênfase enorme é dada ao comércio, ao papai Noel, aos enfeites e às diversões. A maioria das pessoas “comemora” o aniversário de Jesus sem sequer pensar no aniversariante.

Por conta disso, para os incrédulos o Natal não passa de mais uma oportunidade que têm de expressar todo o vazio que marca sua vida. Eles cantam, se embriagam, empanturram-se até não poder mais, dão altas gargalhadas, dizem uma grande quantidade de bobagens e fingem que são felizes.

Em meio a tudo isso, não compreendem, nem de longe, que Jesus nasceu exatamente para livrá-los dessa vida oca, desse coração gelado que teima em buscar aquecimento em coisas que não têm calor. O senhor Jesus afirmou: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10.10).

No Natal vemos a grande contradição que reina na vida do homem sem Deus. Ele aplaude o nascimento de alguém que não conhece, brindando um benefício que nunca experimentou, com uma alegria que não existe.

Assim é o Natal sem Jesus. Uma farsa! Um show de representações baratas! Muitos dos nossos familiares, amigos, colegas de faculdade, vivem assim, aparentando uma alegria que, na verdade, é apenas da “boca para fora”, pois o coração está triste, choroso.

Caso você não tenha tido um encontro real e verdadeiro com Jesus, seu Natal será mais uma vez vazio e sem sentido. Mas se Jesus nasceu em seu coração, o seu Natal é repleto de alegria. Mesmo que sua ceia natalina não tenha todas as guloseimas que você gostaria que tivesse, com Jesus na sua casa todas essas coisas ficam em segundo plano.

Querido, se Jesus não nasceu ainda em seu coração, aproveite este momento de festa, reconheça-o como seu Senhor e Salvador e deseje a todos os seus um Feliz Natal, não apenas da boca para fora, mas de coração. Noite de paz.

Glórias somente a Deus.

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *