Aleluia, Cristo ressuscitou! Quero lhe fazer uma pergunta bem pessoal: O que seria de nós se Cristo não tivesse ressuscitado? Continuaríamos fadados a viver eternamente no inferno, um local de tormento eterno.

Graças a Deus que Jesus ressuscitou e a Bíblia não se esquiva de tal questão: “Pois, se os mortos não ressuscitam, nem mesmo Cristo ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou…” (1Co 15.16,17).

Se Cristo não tivesse ressuscitado, o relato dos evangelhos seria uma fraude, a Bíblia conteria falsidades e a mensagem cristã seria fundamentalmente contrária à verdade, para não dizer que a fé cristã ficaria totalmente sem comprovação. Então, não teríamos qualquer base sobre a qual apoiar o que cremos, confessamos e comunicamos.

Se Cristo não tivesse ressuscitado, Ele nunca mais seria lembrado; ou, no máximo, teríamos referências fragmentadas a um mestre itinerante galileu, oriundo da insignificante Nazaré, que fora executado por conta de sua conduta e também de suas duras críticas contra os religiosos de seus dias.

Se Cristo não tivesse ressuscitado, não haveria salvador para o homem pecador; não haveria libertação para a penalidade nem para o poder do pecado; e aqueles que morreram crendo em Jesus, teriam perecido para todo o sempre. “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados” (1Co 15.17).

Essas palavras foram primeiramente escritas para os crentes da igreja de Corinto. Eles sabiam que não estavam mais sob a dominação e condenação do pecado, pois, quando responderam ao convite do evangelho da morte e ressurreição de Jesus, eles tinham, de uma vez por todas, voltado suas costas para a maneira vergonhosa e pecaminosa do passado e se tornado novos homens e mulheres no Senhor (1Co 6.9-11). Eles tinham sido perdoados, lavados, declarados justos na justiça de Cristo e passado a conhecer o processo de santificação progressiva pela habitação do Espírito Santo em nós.

Se Cristo não tivesse ressuscitado, a morte e um velório seriam as piores, mais desesperadoras e temidas de todas as ocasiões. Nada de música. Nenhum louvor. Nenhuma garantia de vida eterna e abundante, mas apenas trevas e medo da sepultura. Essa seria a nossa triste situação. Totalmente sem esperança.

Mas, porque Jesus é a Ressurreição e a Vida, e por que Ele ressuscitou e vive, todo aquele que n’Ele crê tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida (Jo 5.24), não verá a morte (Jo 8.51) e, ainda que morra, viverá (Jo 11.25).

Soli Deo Glória

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *