Como fica sua alma quando uma coisa que você almeja muito não acontece do jeito que você sonhou? Certamente uma das maiores inquietações em nosso coração tem sido a falta de algo que achamos ser indispensável para o nosso bem-estar, seja físico, material, profissional, emocional, mental ou espiritual. Para curá-la não há remédio melhor que uma percepção bem clara de que o Deus de Davi, conforme registrado no Salmo 23 cuida de Seu povo, manifestando-se a este como o Deus Provedor.

Davi afirma, nesse Salmo, que o Senhor é seu Pastor e nada lhe faltará. Se O tivermos como Pastor, naturalmente O teremos como Provedor. Não tê-Lo como Pastor é perder a oportunidade de tê-Lo como Provedor.

Somos absolutamente dependentes de Deus. O salmista reconhece isso comparando nossa dependência d’Ele com a dependência da ovelha com o pastor. Se a ovelha tem pastor, ela já tem tudo o de que precisa; se não o tem, sua situação é crítica. Davi nos ensina que se tivermos Deus como o Pastor de nossa vida e se o seguirmos, Ele nos proverá do que necessitamos para viver plenamente.

Podemos listar, no Salmo 23, alguns elementos vitais à nossa existência, que Deus, como Provedor, nos dará:

Descanso – Muitos estão cansados das coisas, das pessoas, da vida, das lutas, do remorso, da culpa, da dor, do trabalho e do sofrimento. De fato, tudo isso nos cansa física, emocional, mental e espiritualmente. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”, diz o Deus Provedor (Mt 11.28). Quando atendemos ao convite, Ele nos leva para uma realidade de descanso interior.

Refrigério – N’Ele teremos orvalho na sequidão, bálsamo na dor e o consolo na tristeza; cura para as nossas feridas e renovação das nossas forças para suportar as sobrecargas de nosso dia a dia.Direção – O Senhor não somente aponta o caminho, Ele nos guia no caminho. O Senhor não quer que você caia nos buracos ou tropece nas pedras. Ele não o quer fazendo escolhas erradas, que atrairão sofrimentos inúteis no âmbito profissional, sentimental, financeiro e em qualquer outra área. Ele proverá direção para andarmos no caminho certo, nas escolhas certas.

Coragem – A ovelha não tem velocidade de fuga, garras afiadas, dentes possantes, audição privilegiada nem poder de reação contra predadores, mas, mesmo assim, vive como se o mundo fosse um lugar completamente sem ameaças. Sua coragem se baseia na presença do pastor ao seu lado.

Disciplina – Com o cajado o Senhor nos consola através da disciplina, da correção dos erros. Com certeza todos nós iremos errar, mas nosso Pastor nos proverá correção, e isso é extremamente consolador para a alma imperfeita.

Suprimento – A ovelha não enxerga direito e precisa ser a-judada pelo pastor para encontrar bons pastos. O Senhor nos proverá com tudo o de que necessitamos para o nosso viver. Ele é Provedor e nos prepara a mesa.

Abundância – O Senhor não nos dá apenas uma simples medida. Ele nos dá abundantemente. Ele supera as nossas ex-pectativas, dando-nos além do que possamos imaginar. É Deus quem nos dá dinheiro, saúde, paz, alegria, emprego, amigos, perdão e tudo o mais de que precisarmos para a vida. Ele faz nosso cálice transbordar.

O salmista Davi nos mostra, de forma bem clara, o cuidado do nosso Deus. Se Deus é o seu Pastor, você desfrutará todos os cuidados registrados no salmo 23.

Soli Deo Glória

Rev. Romildo Lima Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *