O apóstolo Paulo escreveu treze cartas, das quais duas cartas a um jovem chamado Timóteo (aquele que honra a Deus). Desde a infância, este moço havia sido instruído no conhecimento da Bíblia. A mãe Eunice e a avó Lóide fizeram o melhor que puderam para vê-lo amando as Escrituras, já que seu pai não era temente a Deus (2 Tm 3.14-15; At 16.1-3). Paulo também investiu a sua vida como pôde no discipulado desse jovem da cidade de Listra (2 Tm 3.10).

Tudo indica que Timóteo era solteiro e estava na casa dos 30 anos quando Paulo lhe escreveu a sua primeira carta. Em Éfeso, cuidando da igreja a pedido do apóstolo (1 Tm 1.3), Timóteo recebeu o seguinte encorajamento de seu pai na fé: “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão (modelo) dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza” (1 Tm 4.12, ARA).

Ao que tudo indica algumas pessoas daquela igreja não respeitavam a autoridade do jovem e introvertido pastor, considerando-o de categoria inferior. Talvez por causa da sua idade ainda jovem para ser um líder na igreja da época. Paulo então argumenta que Timóteo deveria combater a opinião de seus opositores vivendo diante deles uma vida exemplar. O seu padrão de conduta deveria, não só calar os seus oponentes, como também, servir-lhes de exemplo de vida cristã.

Querido, você não precisa ser chamado para ser um pastor para observar o valor dessa instrução de Paulo e almejar colocá-la em prática na sua vida. Afinal de contas, os líderes são chamados para estabelecerem o padrão de vida e conduta que o povo de Deus,sob os seus cuidados, deve também viver (Hb 13.7). Por isso que o encorajamento de Paulo é relevante: “Torna-te padrão”. Nesta mesma linha, notem o que disse o autor da carta aos Hebreus: “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando a-tentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram” (Hb 13.7). Há aqui um duplo chamado.

Primeiro um chamado aos pais e adultos, que diz: “Sejam exemplo, conheçam a Palavra, modelem a Palavra e preguem a Palavra”. Segundo um chamado à juventude: “Si-gam o exemplo dos vossos guias espirituais (pais, líderes, pastores), considerem atentamente o fim da sua vida e imitem a fé que eles tiveram”.

Igreja é lugar de exemplos e de aprendizagem. É lugar de discípulos e discipuladores. É laboratório de vidas, que es-tão sendo transformadas (santificadas) dia-a-dia, conforme a imagem de Jesus Cristo, para a glória de Deus Pai.

Que o Eterno faça de nós, a IPB em Guaçuí, um lugar de exemplos. Uma comunidade onde, da criança à terceira i-dade, o mundo possa encontrar um padrão (modelo) de vida e conduta, pautada na Palavra de Deus, refletindo a glória de Deus.

 

 

 

Soli Deo Glória

Texto adaptado Rev. Romildo Lima Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *