No último dia 14 de novembro a nossa querida Igreja Presbiteriana em Guaçuí completou 91 anos de organização. O que você pensa sobre a Igreja? Qual a sua noção de Igreja? Segue, abaixo, uma reflexão para cada membro poder avaliar:

Igreja não é templo, não é sinagoga, não é mesquita, não são tijolos. Igreja é gente, e não lugar. É a assembleia de pecadores perdoados; de incrédulos que se tornam crentes; de pessoas espiritualmente mortas que são espiritualmente ressuscitadas; de sedentos que passam a ter sede do Deus vivo; de soberbos que se fazem humildes; de desgarrados que voltam ao aprisco.

Igreja é mistura de raças diferentes, línguas diferentes, cores diferentes, nacionalidades diferentes, culturas diferentes, níveis diferentes, temperamentos diferentes.

A única coisa não diferente na Igreja é a fé em Jesus Cristo. A Igreja não é igreja Ocidental nem igreja Oriental. Não é Igreja Católica Romana nem igreja Protestante. Não é igreja tradicional nem igreja pentecostal. Não é igreja liberal nem igreja conservadora. Não é igreja fundamentalista nem igreja evangelical.

A Igreja fundada por Jesus não é Igreja Adventista, Igreja Anglicana, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Batista, Igreja Presbiteriana, Igreja Metodista, Igreja Deus é Amor, Igreja Congregacional, Igreja Episcopal, Igreja Luterana, Igreja Maranata, Igreja Quadrangular, Igreja Reformada, Igreja Renascer em Cristo, Igreja Mundial do Poder de Deus nem igreja sem nome.

Outra coisa muito relevante: a Igreja não é minha nem sua. Não é dos “Santos dos Últimos Dias”. É Universal, mas não é do “bispo” Macedo. Não é de Simão Pedro, não é de Martinho Lutero, não é João Calvino, não é de Bento XVI. Ela é de Jesus Cristo, pois só Ele morreu por ela. Em todo o mundo e em toda a história, a única pessoa que pode chamá-la de minha a Igreja é o Senhor Jesus Cristo. Ele declarou a Cefas: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16.18).

Dela fazem parte os que ainda vivem (Igreja Militante) e os que já se encontram na eternidade (Igreja Triunfante). Seus membros estão entrelaçados, mesmo que, por enquanto, não se conheçam plenamente. Todos, igualmente, são “concidadãos dos santos” (Ef 2.19), “coerdeiros com Cristo” (Ef 3.6; Rm 8.17) e “coparticipantes das promessas” (Ef 3.6). Eles são nada mais nada menos do que a “Família de Deus” (Ef 2.19; 3.15).

Finalmente, a Igreja de Jesus, é também chamada Igreja de Deus (1Co 1.2; 10.22;11.22; 15.9; 1Tm 3.5,15), Rebanho de Deus (1Pe 5.2), Corpo de Cristo (1Co 12.27) e noiva de Cristo (AP 21.2).

Feliz aniversário Igreja Presbiteriana em Guaçuí. E que este novo ano seja coroado de muitas vitórias, em nome de Jesus.

Aproveito o ensejo para conclamar cada membro da nossa querida Igreja para que possamos crescer para cima, em uma profunda e íntima comunhão com o Eterno; para que possamos crescer para dentro, em comunhão sincera uns com os outros; para que possamos crescer para fora, alargando as tendas. Para que isso aconteça é mister que continuemos anunciando as boas novas da salvação para que os perdidos possam ser alcançados pela graça de Deus.

Soli Deo Glória

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *