Desde o ano de 1975, essa data é comemorada pelas Nações Unidas. No dia 8 de março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica. Elas
reivindicavam a redução de uma carga horária, que era de mais de 16 horas por dia, para 10 horas. Essas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde ocorreu um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram uma associação que tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque para reivindicar o mesmo que as operárias reivindicavam naquele fatídico ano de 1857. Agora, elas exigiam também o direito de voto. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres vitimadas pelo incêndio na fábrica, instituir a data de 8 de março
como “Dia Internacional da Mulher”.

Embora muitas conquistas possam ser celebradas, é fato que a luta da mulher ainda tem um longo caminho pela frente. Não é possível, em pleno século 21, convivermos com as desigualdades e injustiças que têm determinado o relacionamento entre homens e mulheres. É inconcebível que muitos ainda se sintam à vontade, entre nós, para sustentar palavras e atitudes sexistas. Devemos repudiar e combater esse mal.

Sendo assim, na condição de cristãos que buscam no evangelho os parâmetros para a vida em sociedade, desejamos que Deus renove as suas bênçãos sobre todas as mulheres. Desejamos que essas bênçãos se manifestem em termos de:

…proteção e justiça para aquelas que se encontram em situações de vulnerabilidade, sendo vilipendiadas e consideradas “fáceis” por serem pobres;

…esperança para aquelas que estão angustiadas em face dos problemas e sofrimentos da vida;

…saúde e força àquelas que estão fragilizadas física e/ou emocionalmente;

…sabedoria e coragem àquelas que atuam nas mais diferenças funções na sociedade, inclusive funções estratégicas, com poder de decisão;

…disposição e força àquelas que se reinventam dia a dia, trabalhando para auxiliar na manutenção da família;

…inspiração e força àquelas que se dedicam aos afazeres domésticos e ao cuidado de suas casas.

Ser MULHER é um dom do Criador. Portanto, todas devem se orgulhar de sua condição. Mais do que isso, devem lutar contra tudo e todos que tentam reduzir sua significação e importância. Cada uma deve se empenhar em ser Mulher que faz a diferença no tempo e no lugar em que vive.

Provérbios 31 apresenta uma mulher que reúne os atributos de todas as mulheres. Ela é chamada de “mulher virtuosa”. Essa mulher virtuosa é digna de confiança devido à sua integridade. Ela fiel ao seu marido e coopera com ele. É previdente e trabalha para suprir as necessidades de sua casa. É dinâmica e decidida. É bondosa. Ela vive além da futilidade e teme ao Senhor. Ela não está presa a estereótipos. É admirada e respeitada por todos. Essa mulher inspira outras mulheres que almejam viver virtuosamente. O seu exemplo é motivação para todas as mulheres, principalmente a mulher cristã!

Registramos aqui nossa sincera homenagem a todas as mulheres da nossa Igreja. Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *