Nossa Igreja acaba de completar 93 anos de sua organização em nossa cidade. São mais de nove décadas de ininterruptos e árduos serviços, mas também de muitas bênçãos. Todas as dificuldades têm sido vencidas pela graça e poder de nosso Senhor Jesus Cristo.

O trabalho Presbiteriano, segundo depoimento de meu pai, o Presb.º Francisco Barbosa da Silveira (falecido em 2004), começou em Guaçuí na R. das Tabuinhas (assim conhecida porque as casas eram cobertas com tábuas), transversal à R. Francisco Ourique, entre o pontilhão e a R. Marechal Deodoro, do lado esquerdo de quem sobe, em casa de Braguinha, mais ou menos em 1915.

Os irmãos da Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá (MG) foram os que lançaram a primeira semente, a qual germinou, dando os frutos que culminaram na organização da Igreja em Guaçuí. Naquele tempo havia reunião uma vez por mês dirigida pelo Pastor Otávio de Souza, solteiro ainda, residente em Espera Feliz (MG).

Mais tarde foi organizada uma Congregação na casa de Joaquim da Silva Queiroz, pai do Diácono José Queiroz, no final da R. Rio Grande do Norte, próximo hoje à R. Juvenal Nolasco.

Francisco Barbosa da Silveira, morando na zona rural, vinha buscar o Pastor em Guaçuí, onde havia EBD, e o levava à propriedade de seu pai, Emiliano José da Silveira, porque lá fora fundado um Ponto de Pregação. Francisco, passou a dar aulas de catecismo para crianças em Guaçuí, vindo a cavalo ou a pé, numa distância de cerca 10 km. Esse Ponto de Pregação, veio a se tornar Congregação, a qual, depois, passou a pertencer a Celina. Nessa Congregação Francisco Barbosa fez sua profissão de fé, quando completou 15 anos, isso em 1920, juntamente com sua mãe, D. Messias Victorina Barbosa e um casal de colonos.

Dando frutos satisfatórios, a Igreja foi organizada em 14/11/1920.

Em 1926 recebeu, de um presbítero, a doação de casa e terreno para seu funcionamento. Vendido depois esse imóvel, foi adquirindo o atual terreno, mais amplo e mais bem localizado. Os irmãos passaram a se reunir em uma casa que existia aos fundos deste. Em 1931 um pequeno grupo de 16 a 20 pessoas resolveu construir um templo. Veio então a crise, com a II Grande Guerra Mundial, e o templo só foi concluído em 1949.

Nossa Igreja recebeu diversos nomes desde a sua organização: Igreja Presbiteriana de Veado (o nome da cidade era S. Miguel do Veado), Igreja Evangélica Presbiteriana de Siqueira Campos (o nome da cidade havia sido alterado) e, em 1944, Igreja Cristã Presbiteriana de Guaçuí. Finalmente, em 1973, recebeu a atual denominação de Igreja Presbiteriana de Guaçuí.

Em 1989 foi demolido o templo construído em 1949, e também seu prédio de educação religiosa, dando-se início à construção deste templo, consagrado em 12/11/1995.

Nossa Igreja, de sua fundação até esta data, contou com vinte e quatro pastores, alguns exercendo o mandato por mais de uma vez e foi a responsável pela organização das Congregações Manancial, Betel e Tancredo Neves. Esta última veio a se tornar independente em 16/06/03, sendo, hoje, a 2.ª IPB de Guaçuí.

Que nosso Deus nos continue abençoando e que esta Igreja continue sendo um instrumento d’Ele para conversão de almas a Jesus Cristo.

“Até aqui nos ajudou o Senhor.” Glórias ao Seu nome.

Presb.º Roosevelt Silveira

 

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *