A Reforma protestante foi um movimento reformista cristão que teve seu auge em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg. Ele protestou contra diversos pontos doutrinários da Igreja Católica Romana.

A igreja, ao longo dos anos, foi se desviando e abandonando o cristianismo puro e bíblico. Foram sendo nele introduzidas muitas doutrinas falsas, heréticas. Vejamos algumas delas: em 310 – Reza pelos mortos; em 320 – Uso de velas na igreja; em 394 – O culto cristão é substituído pela missa; em 431 – É instituído o culto a Maria, mãe de Jesus; em 503 – A doutrina do Purgatório começou a existir; em 787 – Têm início os cultos a imagens; em 830 – Começam-se a usar os ramos e a água benta; em 933 – É instituída a canonização dos santos; em 1200 – A hóstia passa a substituir a Ceia do Senhor; em 1216 – Instituída a confissão.

A Reforma protestante tem como base “Cinco Solas”, a saber: Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gratia, Solus Christus e Soli Deo Gloria.

SOLA SCRIPTURA – Só a Escritura – Os reformadores reafirmaram a supremacia da Escritura sobre a tradição. Todas as doutrinas e ensinos estranhos a ela devem ser rejeitados. A Bíblia não é um entre os muitos livros sagrados; ela é a eterna e infalível Palavra de Deus. A Bíblia é a voz de Deus em linguagem humana.

SOLA FIDE – Só a fé – Outro grande pilar da Reforma Protestante foi a volta à doutrina apostólica da salvação pela fé em Cristo Jesus. Os reformadores sublinharam a supremacia da fé sobre as obras para a salvação. O Breve Catecismo de Westminster afirma que a fé em Jesus Cristo é uma graça salvadora pela qual o recebemos e confiamos somente nele para a salvação, como ele nos é oferecido no Evangelho.

SOLA GRATIA – Só a graça – A Reforma Protestante do século XVI voltou à doutrina apostólica da salvação pela graça, independentemente dos méritos humanos. Afirma a doutrina bíblica de que a salvação é pela graça de Deus apenas, e que nós somos resgatados de Sua ira apenas por Sua graça. A graça de Deus, em Cristo, não é meramente necessária, mas é a única causa eficiente da salvação. Esta graça é a obra sobrenatural do Espírito Santo, que nos traz a Cristo por nos soltar da servidão do pecado e nos levantar da morte espiritual para a vida espiritual.

SOLUS CHRISTUS – Somente Cristo – Afirma a doutrina bíblica de que a salvação é encontrada somente em Cristo e que unicamente Sua vida sem pecado e Sua expiação substitutiva são suficientes para nossa justificação e reconciliação com Deus, o Pai. Jesus Cristo é o edificador, o cabeça, o protetor e o único Mediador entre Deus e os homens. Qualquer outro meio que venha ser anunciado para que o homem possa chegar aos céus deve ser rejeitado.

SOLI DEO GLORIA – Glórias só a Deus – Deus deseja ser glorificado em, por e através de nós e de nossa Instrumentalidade. Toda glória deve ser dada somente a Deus, o nosso Criador.

Que o nosso Bondoso Deus nos ajude a reafirmar esses “Cinco Solas” em todos os momentos de nossa existência, e que nossa vida seja para a glória de Deus.

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *