Na pastoral de domingo passado fiz a introdução relatando como surgiram os primeiros diáconos, bem como a função primordial para que fossem eleitos. Nesta, quero elencar alguns pré-requisitos exigidos, na Palavra de Deus, para aqueles que se sentem chamados para o diaconato. Vejamo-los então:

O diácono deve ser um homem respeitável – Respeitabilidade é uma qualidade que deve estar presente nos cristãos em geral (1Tm 2.2; 3.11; Tt 2.2). Porém, para os diáconos, essa exigência é ainda mais forte. A palavra usada por Paulo em 1Timóteo 3 (semnós) aponta para a pessoa venerável e nobre, que desperta reverência nos outros. Trata-se de um adjetivo grego que abrange não só a postura exterior da pessoa, mas também seu temperamento. Isso precisa ser levado em conta porque alguém pode ter uma postura que inspire respeito no dia a dia de sua vida social e, contudo, demonstrar-se desprezível e reprovável no modo como reage em face das eventuais contrariedades da vida.

O diácono deve ser um homem de uma só palavra − A expressão grega que consta do texto (dílogos) pode significar “não difamador”, o que seria um requisito essencial para quem, no exercício de suas funções, constantemente toma conhecimento dos problemas pessoais dos outros. Parece, contudo, mais correto entender o termo no sentido de “não ser alguém de conversa dupla”.

Assim, o diácono não pode ser aquele que diz uma coisa tendo outra em mente. Também não pode dizer uma coisa a uma pessoa e outra diferente a outra. Suas palavras têm de ser a expressão da verdade, sem duplos sentidos, e revestidas de valor e peso notáveis. Na prática, essa qualidade deve receber maior destaque no relacionamento dos diáconos com os demais líderes, pois, na busca do bem da igreja, o grupo de oficiais deve nutrir fidelidade mútua.

O diácono deve conservar o mistério da fé com uma consciência limpa − Essa determinação impõe que os componentes desse grupo de oficiais eclesiásticos sejam homens de clara e firme convicção cristã; homens que preservam o corpo doutrinário sadio e nele perseveram.

A expressão “mistério da fé” diz respeito às verdades que a razão, por si só, não pode alcançar, mas que foram divulgadas pela revelação divina, ou seja, refere-se aos ensinos contidos no Novo e no Antigo Testamento (Rm 16.25,26; 1Co 2.7-10). A guarda dessas doutrinas deve ser acompanhada de consciência limpa, isto é, consciência livre de mácula e de coisas vergonhosas, só adquirida por quem vive retamente.

O diácono seja casado com mulher respeitável, não maldizente, temperante e fiel em tudo − O modo como o apóstolo Paulo escreve em 1Timóteo 3.11, me leva a entender que ele está falando das esposas dos diáconos. Mas, os comentaristas bíblicos estão divididos e, qualquer que seja o caso, deve-se levar em conta que as mulheres da igreja primitiva, ainda que prestassem serviços semelhantes aos dos diáconos (ajuda a pobres e doentes), como era o caso de Febe (Rm 16.1,2), jamais eram investidas na autoridade própria de um oficial eclesiástico, mantendo-se a liderança da igreja nas mãos dos homens (1Co 14.34; 1Tm 2.9-15).

Assim, é possível que Paulo se refira, aí, a um grupo de mulheres que servia a igreja, mas sem exercer a autoridade própria dos oficiais. Ou, o que é mais provável, a alusão às mulheres diz respeito às esposas dos diáconos, afirmando que suas qualificações deviam ser semelhantes às exigidas de seus maridos. Essa última opção é corroborada pelo v.12, que mostra que Paulo, quando escreveu essas linhas, estava pensando no lar do diácono casado.

Finalmente, é bom observar que, ao concluir sua lista de qualificações, o apóstolo Paulo aponta dois resultados do bom desempenho do diaconato: “Justa preeminência” e “muita intrepidez na fé” (1Tm 3.13). O primeiro significa que o bom diácono se tornará um homem de influência e granjeará o respeito da comunidade em que ministra; o segundo significa que desenvolverá coragem e confiança tanto para anunciar o evangelho (At 7.51-60) como para se aproximar de Deus em profunda comunhão (Ef 3.12).

Conclamamos cada membro da igreja a se fazer um profundo exame e, sob muita oração, procurar descobrir se tem as qualificações para exercer o diaconato. Ao detectar que sim, coloque o seu nome à disposição para o cargo.

Seu pastor

Rev. Romildo Lima de Freitas

 

Share →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *